A semana passada foi de promoção do destino Bahia em lugares e formatos diferentes, na continuidade do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), pelo país. A pasta esteve no 9º Salão do Turismo, que atraiu 50 mil pessoas, em três dias de programação, no Distrito Anhembi, em São Paulo, onde foi divulgada a diversidade de experiências que as 13 zonas turísticas baianas oferecem. Durante o evento, a Setur-BA ainda participou de plenárias sobre inclusão, com destaque para as ações destinadas ao público LGBT+ e o projeto Agô Bahia, que atua na valorização das religiões de matriz africana.
“Viemos divulgar o Olojá – Senhor do Mercado, o candomblé de rua de Salvador, que acontece no primeiro sábado de março, com o apoio da Setur-BA. O turismo étnico é a bola da vez, porque as pessoas querem viver experiências únicas, que são riquíssimas na Bahia”, relatou o babalorixá Rychelmy Imbiriba.
“O estande da Bahia foi destaque no Salão, com a participação de municípios parceiros e ativações que animaram os visitantes, com elementos da nossa cultura. Distribuímos acarajé, fizemos turbantes afro e eles levaram também de lembrança uma foto feita com a baiana típica, no espaço instagramável”, relatou a gerente de Mercado Nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush.
No interior paulista, a secretaria marcou presença na Villa Conte Eventos, em São José do Rio Preto, que sediou o “Agente tá On”, encontro da Azul Viagens, reunindo 250 profissionais do turismo, para capacitações e rodadas de negócios. Eles foram atualizados sobre a infraestrutura e as novidades dos baianos para os turistas.
Já na cidade de Belo Horizonte, no ExpoMinas, a Setur-BA esteve entre os expositores da Travel Next, feira que movimentou 85 milhões em negócios turísticos, com a participação de sete mil pessoas. O estande baiano foi um dos mais procurados, onde os visitantes tiveram informações seguras sobre os atrativos do estado.
A ação promocional da Bahia ainda aconteceu no B2Meet, evento promovido pela Operadora FRT, no Wish Natal Resort, no Rio Grande do Norte. Cerca de 400 agentes de viagens de todo o Brasil participaram de networking e qualificação, além da exposição de 38 fornecedores de serviços turísticos.
“Temos um trabalho intensivo e contínuo de promoção do destino Bahia, durante o ano todo, em importantes polos emissores de turistas do país. Esse esforço nos levou à liderança do turismo nacional, posição que queremos manter e ampliar, conquistando maiores fatias do mercado”, pontou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho, que ministrou a capacitação sobre destinos baianos em Natal.
fOTO: ASCOM/SETUR