Cerca de 400 estagiários da Prefeitura de Salvador lotaram o auditório do Doca 1, no Comércio, para participar da 5ª edição do EstágiPrefs, evento que celebra o Dia Nacional dos Estagiários com palestras e debates sobre formação profissional. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (25) e contou com a participação do prefeito Bruno Reis. O gestor vestiu a camisa do projeto, subiu no palco após a realização de uma apresentação musical e contou sobre as próprias experiências como estagiário.
Ele disse que o estágio na Câmara Municipal de Salvador foi fundamental para a sua trajetória na vida pública: “O estágio é muito importante, principalmente para ajudar na nossa formação, contribuir para o nosso primeiro emprego e, em muitos casos – como foi o meu -, nos levar a escolher a nossa profissão. Foi aquele estágio que me trouxe hoje à condição de prefeito. Dia 25 de setembro vou completar 28 anos de vida pública e sou muito grato, porque foi o estágio que permitiu que eu pudesse optar e seguir por esse caminho”, afirmou.
Bruno frisou para a plateia lotada que é importante continuar estudando, contou as situações que vivencia no doutorado que está fazendo e orientou os jovens a ter disciplina, foco e dedicação nas atividades. São 1.952 estagiários na Prefeitura, a maioria estudante da graduação, mas há também 130 alunos do Ensino Médio e 63 de pós-graduação. A Secretaria da Educação (Smed) e a Procuradoria-Geral do Município de Salvador (PGMS) concentram o maior número de vagas.
Diversos secretários participaram do evento. O titular da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Alexandre Tinoco, explicou que o estágio pode inspirar, trazer novas visões e oxigenar as equipes. A pasta é responsável por administrar as vagas.
“O estágio é importantíssimo, é onde a gente consegue construir uma rede de contatos, conhecendo as pessoas, as instituições, adquirindo conhecimento e tentando descobrir qual a área que você melhor se enquadra para ter um futuro profissional promissor. Na Prefeitura, nós temos estagiários em todos os órgãos públicos e em diversas áreas como Direito, Administração, Bioquímica, Biologia, Publicidade e outras mais”, afirmou.
Experiências – As vagas de estágio são publicadas através de editais, e os recrutadores contaram que proatividade, comprometimento e comportamento que geram confiança são algumas das características que procuram nos candidatos. Esse ano, o tema do EstágiPrefs foi “Estagiar para Transformar: Construindo a Salvador do Futuro”.
A estagiária de design Lavínia Oliveira, 25 anos, foi escolhida para ser a cerimonialista. “Está sendo uma experiência incrível, porque eu consigo aprender com pessoas que já estão no ramo e coloco em prática muitas ideias. A gente cria peças, têm ideias de conteúdo, campanhas e ações. Fazer parte disso é fazer parte da Salvador do futuro”, disse.
Lavínia está há cerca de cinco meses atuando na Semge. Já a estudante do ensino médio Vivian Oliveira, 19, está há quase dois anos na Procuradoria-Geral do Município. “Eu arquivo documentações, e a gente faz um pouco de tudo. A experiência está sendo muito boa. A gente recebe orientação para aprender novos caminhos, novos trabalhos, e nunca fica focado só em uma atividade. Estou gostando bastante”, disse.
O EstágiPrefs integra a política de valorização e formação de talentos da Prefeitura de Salvador, promovendo um ambiente de aprendizado, reconhecimento e construção de uma Salvador mais eficiente, inovadora e humana. Depois que o estágio termina, ainda é possível fazer parte dos Nossos Talentos, programa que contrata por dois anos ex-estagiários do município
Fotos: Betto Jr. / Secom PMS