O Festival de Inverno de Vitória da Conquista, tradicional evento cultural do sudoeste baiano, ganhou contornos políticos nesta sexta-feira (22). A prefeita Sheila Lemos (União Brasil) recebeu três dos principais nomes da oposição ao governo estadual: o presidente do PL Bahia, João Roma, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e o atual prefeito da capital, Bruno Reis.
Antes de acompanharem as atrações musicais que movimentaram a cidade, o trio participou de um podcast especial que marcou a inauguração das novas instalações da rádio Conquista FM, de propriedade do empresário João César Guimarães. A ocasião acabou se transformando em uma espécie de mesa de diálogo político, reunindo Roma, Neto, Bruno Reis e Sheila Lemos.
Questionado sobre o futuro da oposição e as movimentações em torno das eleições de 2026, João Roma voltou a defender a legitimidade das pré-candidaturas tanto dele quanto de ACM Neto, mas sinalizou que a união entre as forças políticas é uma prioridade.
“É legítimo, nós temos nossas pré-candidaturas. Mas se os baianos esperam realmente que a gente esteja junto, nós não vamos decepcionar. Isso não é apenas uma possibilidade, temos trabalhado para isso. Estamos conversando e afinando os pontos”, declarou Roma.
O encontro em Conquista reforça os movimentos de aproximação entre lideranças da oposição, em um cenário em que o grupo busca fortalecer sua articulação para enfrentar o governo Jerônimo Rodrigues (PT) e o campo político petista, que mantém hegemonia no estado há quase duas décadas.
Entre política e cultura, a noite em Conquista foi marcada tanto pelas conversas de bastidores quanto pela celebração da música, mostrando que o Festival de Inverno segue sendo não apenas um palco artístico, mas também um espaço de encontros estratégicos para a política baiana.