sexta, 22 de agosto de 2025
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BRASIL SUPERA MARCA DE 400 NOVOS MERCADOS INTERNACIONAIS ABERTOS DESDE 2023

LUIZA SANTOS - 22/08/2025 18:22

O Brasil ultrapassou nesta semana a marca de 400 novos mercados internacionais abertos aos produtos do país desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023.

O governo brasileiro e o governo de São Vicente e Granadinas concluíram negociação sanitária para que o Brasil exporte carne bovina, produtos cárneos e miúdos bovinos para aquele país. Com o anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 403 aberturas de mercado desde o início de 2023.

As negociações com São Vicente e Granadinas integram a estratégia do Governo Federal de diversificação de parcerias comerciais. Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 288 milhões em produtos agropecuários para países da Comunidade do Caribe (CARICOM), da qual São Vicente e Granadinas é integrante.

Entre as aberturas mais notáveis, não apenas pelos potenciais de mercado, mas também pelo simbolismo que carregam, estão produtos tradicionais e nichos emergentes:

» Sorgo para a China (2024) – Potencial de US$ 35,65 milhões
» Gergelim para a China (2024) – Projeção de US$ 142,63 milhões
» Farinha de aves para a Indonésia (2023) – US$ 17 milhões exportados em 2024
» Carne bovina para o Vietnã (2025) – Potencial de US$ 183 milhões
» Carne bovina para o México (2023) – US$ 214,32 milhões exportados em 2024
» Carne suína para o México (2023) – US$ 102,06 milhões exportados em 2024
» Carne suína para a República Dominicana (2023) – US$ 31,56 milhões exportados em 2024
» Algodão para o Egito (2023) – US$ 56,01 milhões
» Abacate Hass para o Japão (2024) – Estimativa de US$ 570 mil

Destacam-se, ainda, mais de 80 mercados abertos para proteínas animais, mais de 30 para o setor de reciclagem animal e mais de 20 para frutas brasileiras.

Foto: MAPA / Divulgação

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