quinta, 21 de agosto de 2025
Euro Dólar

TECEIRA EDIÇÃO WORKSHOP SOBRE CONTENÇÃO DE ENCOSTAS DA CONDER REFORÇA DEBATE E APRIMORAMENTO TÉCNICO

LUIZA SANTOS - 21/08/2025 17:42

Foi encerrado nesta quinta-feira (21) o III Workshop sobre contenção de encostas promovido pela Conder. Foram três manhãs, desde o dia 19, com palestras de especialistas em geotecnia, apresentação de planos de redução de riscos de municípios e a importante participação do Ministério das Cidades, que trouxe orientações técnicas para obtenção de recursos do Governo Federal.

A superintendente de prevenção a desastres naturais da Conder, Adriana Luz, faz um balanço positivo do encontro. “O terceiro workshop veio com a visão de não falar só de obra e sim desde o planejamento, reforçando a importância dos Planos Municipais de Redução de Risco (PMMR). Esses planos sinalizam e priorizam as áreas de risco, permitindo que o gestor faça uma melhor decisão quando for escolher as áreas de intervenção. Esse foi o ponto alto, a presença dos representantes dos municípios. Eles perceberam a necessidade de se empoderar na área de captação de recurso, levar essa informação para os gestores e fazer os planos de mitigação de redução de risco”, avalia ela.

“Foi um evento de grande relevância, com palestrantes de ótima qualidade e vasto conhecimento. Estamos saindo daqui levando conhecimento que, com certeza, será valioso em nossas ações futuras”, comemora Waldemir Oliveira, coordenador da Defesa Civil de Simões Filho. Além do conhecimento, ele vai levar também boas notícias para casa. “Nós nos inscrevemos junto ao Ministério das Cidades para conseguir recursos para fazer nosso PMMR e tivemos a informação que fomos escolhidos. Estávamos buscando formas de obter recurso para esse plano e agora ele deve se concretizar”, relata ele.

As discussões travadas sobre os diferentes tipos de técnica utilizadas para estabilizar as encostas e a sua manutenção no pós-obra foram tratadas no segundo e terceiro dia de evento. O engenheiro especializado em geotecnia Fabrício Macedo apresentou uma série de patologias que podem danificar as estruturas de contenção e chama a atenção para o papel da população do entorno na prevenção a estas ocorrências.

“Precisamos ter um trabalho de educação, fazer com que as pessoas entendam a importância de certos cuidados, para benefício inclusive delas próprias. Quando alguém vai lá, corta o tirante, quebra um painel de solo grampeado, está se colocando em risco. Muitas vezes enxerga um ganho imediato de ampliar um imóvel, mas está gerando insegurança para ela mesma”, analisa Fabrício. Ele relata que a Conder está finalizando a primeira parte de um manual de monitoramento e manutenção de encostas, que ainda vai passar por validação da comunidade técnica e científica.

A finalização do workshop ainda contou com uma homenagem emocionante à Moacyr Schwab, pioneiro da geotecnia no estado. Ele concedeu entrevista gravada onde conta sua trajetória, aconselha as novas gerações e recebeu, em um link ao vivo direto do evento, um prêmio simbólico pelos serviços prestados. Em suas falas aos presentes, entre eles alguns de seus alunos, Schwab ressaltou a importância da honestidade e autocrítica para que o estudo dos solos e rochas na Bahia continue avançando e contribuindo com a vida da população.

Foto: Divulgação/Conder

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.