Segundo dados do Índice Fipezap, Salvador foi a segunda cidade do Brasil com maior elevação dos preços dos imóveis residenciais em 2025. Após registrar aumento de quase 20% em 2024, a alta no preço dos imóveis residenciais em Salvador foi de 11,5% entre janeiro e julho deste ano. A capital baiana foi superada apenas por Vitória, no Espírito Santo, que teve alta de 14,50%. Em terceiro lugar aparece João Pessoa, com incremento de preços em imóveis residenciais de 10,5%.
Para entender melhor o motivo desse aumento, o portal Bahia econômica conversou com Alexandre Landim, Presidente do Sinduscon-BA, que explicou que o momento da cidade de salvador além questões de mercado foram determinantes para essa alta. “Nós observamos que Salvador virou um excelente local para investimentos em imóveis. Muitos empresários baianos e alguns de fora da Bahia estão comprando imóveis ou construindo na Bahia. O setor está aquecido e essa alta seguiu uma tendência nacional. Outro fator que também podemos levantar é a oferta e demanda. Hoje a demanda por imóveis supera a oferta disponível, então isso também gera uma elevação nos preços”, disse.
A maioria das cidades do país, incluindo quase todas as capitais, tiveram alta no preço dos imóveis residenciais, e apenas em Goiânia os preços recuaram 0,34% no balanço parcial de 2025. A valorização nos preços no ano abrangeu 55 das 56 cidades monitoradas, incluindo 21 das 22 capitais, Os divulgados nesta terça-feira (5).
Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay