quinta, 21 de agosto de 2025
Euro Dólar

BAHIA TERÁ A PRIMEIRA ESCOLA DO GRAU, EM CASTRO ALVES

João Paulo - 21/08/2025 14:00

Na noite desta quarta-feira (20), foi realizado um encontro com praticantes do “grau” em Santo Antônio de Jesus que marcou um passo importante para a modalidade na Bahia. Durante a reunião, foi anunciada a implantação da primeira escola do grau da Bahia, em parceria com a RB Escola do Grau (São Paulo) que será sediada em Castro Alves. O projeto pioneiro pretende oferecer estrutura, capacitação e segurança para quem deseja praticar o grau de maneira responsável, com vagas reservadas para pessoas carentes que queiram aprender com instrutores aptos. A iniciativa da escola do grau é uma iniciativa de Thiancle Araújo com a associação do grau de Castro Alves.

Além disso, foi anunciada a criação da primeira associação do grau em Santo Antônio de Jesus, que dará representatividade e força à categoria no município. Os associados terão uma carteirinha de identificação e uma credencial que será colocada na moto, facilitando a identificação dos participantes e trazendo mais organização à prática.

“Com uma escola e uma associação, o movimento ganha legitimidade. Isso permitirá organizar eventos, ampliar o diálogo com o poder público e mostrar à sociedade que o grau é também uma manifestação esportiva e cultural”, destacou o ex-prefeito de Castro Alves e pré-candidato a deputado estadual, Thiancle Araújo, que participou do encontro.

Thiancle Araújo explicou ainda que não há necessidade de criação de uma legislação específica para regulamentar a prática, mas sim de responsabilidade, segurança e espaços adequados. “O grau pode ser praticado de forma legal, com equipamentos de proteção e locais apropriados”, reforçou.

O encontro contou com relatos de praticantes, como o jovem Gabriel Ranskan, que recebeu apoio da família – inclusive do pai, policial militar – para praticar o esporte. Ele também comparou o grau a outras modalidades. “Já tive fraturas jogando futebol e treinando jiu-jítsu, mas nunca com o grau. É preciso quebrar essa visão de que é algo mais perigoso do que outros esportes”, disse.

Ao final, Thiancle Araújo reafirmou seu compromisso com a juventude e com políticas que valorizem manifestações esportivas e culturais: “Essa escuta é fundamental para construirmos propostas que atendam aos anseios da população e deem visibilidade a práticas que fazem parte da vida de tantos jovens”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.