País com o maior volume de investimento estrangeiro direto no Brasil, os Estados Unidos devem reduzir o aporte de capital por conta da escalada da guerra comercial entre os 2 países.
Os EUA investem 4 vezes mais do que o 2º colocado no ranking do Banco Central. Em 2023, último dado disponível, foram US$ 272,8 bilhões ante US$ 66,8 bilhões da Espanha.
Para Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior do Mdic (Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), o estoque de investimentos dos EUA no Brasil pode não mudar em um 1º momento.
No entanto, o fluxo de capital norte-americano será reduzido imediatamente, avalia. “A empresa americana situada no Brasil não vai expandir o investimento enquanto houver essa pendência tarifária. Isso vai afetar o investimento futuro”, disse Barral, acrescentando que as companhias devem suspender os investimentos para aguardar mudanças no cenário.
Há uma conexão de cadeias produtivas entre os 2 países. Parte produz aqui, parte lá. O conflito cria essa dificuldade de exportar o que é produzido no Brasil
Isso fatalmente vai fazer os investimentos americanos se reduzirem elevando proporcionalmente a importância de Espanha e Franca como grandes investidores. Com informações de Poder360 Simone Kafruni, do Poder 360. Veja os países que mais investem no Brasil e as empresas americanas com maior receita líquida no país.