Mais de 5 mil mulheres participaram das Conferências Territoriais de Políticas para as Mulheres (CTPM) promovidas, ao longo dos últimos dez dias, pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), em 21 cidades, envolvendo os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Neste período de escuta, diálogo, participação e construção coletiva, foram levantadas propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá de 27 a 29 de agosto, em Salvador, com as 1.200 delegadas eleitas.
Nesta sexta-feira (15), as últimas conferências aconteceram em Itabuna (TI Litoral Sul), Amargosa (TI Vale do Jiquiriçá), Irecê (TI Irecê) e Governador Mangabeira (TI Recôncavo).
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, que esteve em Governador Mangabeira, fez uma avaliação deste processo. “Estou maravilhada com todo o envolvimento, disponibilidade e entrega de tantas mulheres, que na sua diversidade, saíram de suas casas, dedicaram um tempo e se uniram a nós para pensarmos juntas nas políticas públicas, para que possamos avançar mais, garantir direitos, mais democracia, mais igualdade e mais conquista para todas”, afirmou.
Durante esses dez dias da CTPM, as discussões foram baseadas em seis eixos temáticos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Autonomia Econômica, Direito ao Território e Sustentabilidade, e Enfretamento à violência de gênero. Todas as contribuições serão levadas para a Conferência Estadual, que irão basear a elaboração e implementação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e o fomento para a criação de novos organismos de políticas para as mulheres na Bahia. Além disso, as contribuições do estado serão levadas para a Conferência Nacional, a ser realizada no mês de setembro, em Brasília.
Foto: Ascom SPM