sexta, 15 de agosto de 2025
Euro Dólar

PROJETO GUARDIÕES DAS ÁGUAS INICIA 2º CICLO DE AÇÕES VISANDO RECUPERAÇÃO DE NASCENTES DOS RIOS JOANES E JACUÍPE

João Paulo - 15/08/2025 12:57 - Atualizado 15/08/2025

Foi apresentado e aprovado nesta quarta (13), em reunião do grupo gestor do projeto Guardiões das Águas dos rios Joanes e Jacuípe o plano de trabalho para o 2º ciclo de ações socioambientais voltadas à implementação do pagamento por serviços ambientais (PSA), educação ambiental, montagem de fossas sépticas e reflorestamento, na Câmara Municipal de Terra Nova, município situado na bacia do Joanes que foi integrado à área de abrangência do projeto.

As ações que serão realizadas nos próximos três anos, a partir deste mês, visando contribuir para a recuperação, manutenção e conservação de áreas naturais de preservação permanente e de nascentes nas duas bacias hidrográficas, vão se valer de mobilização e engajamento junto a atores sociais relevantes e potenciais beneficiários de PSA e demais ações previstas junto às comunidades envolvidas, início de recuperação em áreas com nascentes degradadas e manutenção de áreas que já receberam o plantio de mudas.

A área de abrangência do projeto neste ciclo inclui os seguintes municípios: Simões filho, Dias D´Ávila, São Sebastião do Passé, Camaçari, Mata de São João, Candeias e Terra Nova. Nesta etapa, estima-se recuperar mais 100 nascentes e mais 50 hectares de margem de rios e áreas de recarga de aquíferos um investimento da ordem de R$ 3 milhões. No primeiro ciclo, 113 hectares e 104 nascentes passaram por recuperação de matas ciliares e foram investidos R$ 3,2 milhões.

“Esse é um projeto alinhado à Política de Sustentabilidade e aos objetivos estratégicos da Embasa. Somos uma empresa prestadora de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Por isso, ao investir na recuperação de matas ciliares em áreas de preservação permanente dessas bacias hidrográficas, empregando tecnologias sociais, buscamos recuperar a disponibilidade de água que necessitamos para garantir o abastecimento de água em Salvador e alguns municípios da RMS”, explica o gerente da Unidade socioambiental da Embasa, Fabrício Tourinho.

Crédito da foto: Divulgação Embasa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.