quinta, 14 de agosto de 2025
Euro Dólar

BAHIA CELEBRA PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA 8ª FEIRA LITERÁRIA DE MUCUGÊ

LUIZA SANTOS - 14/08/2025 19:39

Até domingo (17), Mucugê, na Chapada Diamantina, sedia a 8ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), com o tema “Rios e matas da narrativa”. O evento, que teve início na segunda (13), reúne 29 unidades escolares de 16 municípios, além de três escolas da Educação Profissional e Tecnológica, integrando educação, cultura e desenvolvimento sustentável para reforçar a valorização da identidade cultural, da leitura e da produção literária como instrumentos de cidadania e desenvolvimento social. A programação gratuita inclui mesas literárias, lançamentos de livros, saraus, oficinas, cortejo literário e apresentações musicais e teatrais pelas ruas da cidade.

“A Fligê é um momento singular de valorização da educação e da cultura, com ampla participação das nossas escolas. A programação contempla todos os projetos estruturantes e suas diversas linguagens artísticas, permitindo que os estudantes expressem criatividade e protagonismo”, afirmou a secretária da Educação do Estado (SEC), Rowenna Brito.

A Bahia se destaca nacionalmente no fomento a eventos literários. Pelo Programa Bahia Literária, coordenado pela SEC, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e Fundação Pedro Calmon (FPC), estão sendo investidos R$ 24,3 milhões em 81 eventos até 2026. Somente em 2025, 38 iniciativas foram realizadas, com outras 41 previstas até dezembro, fortalecendo a leitura, a cultura e o protagonismo estudantil.

Juventude presente

As escolas-fábricas estaduais de chocolate dos municípios de Ipiaú e Arataca e a Escola-Fábrica do Requeijão de Santa Bárbara também integram as unidades da rede estadual que participam do evento, apresentando chocolates, requeijões, cocadas, brigadeiros, geleias e outros produtos, nos stands da SEC no Bahia Presente – Espaço Casa do Governo. Para quem circula pela Fligê, os jovens mostram o resultado dos projetos de iniciação científica desenvolvidos durante o ano letivo.

A professora Hevelynn Franco Martins acompanha os alunos da Escola-Fábrica de Requeijão, do município de Santa Bárbara. Este projeto, desenvolvido no âmbito da iniciação científica, resultou na criação de diversos produtos à base de requeijão.

Foto: Ascom/SEC

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.