Em uma noite marcada pela emoção, reconhecimento e projeção de futuro, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) celebrou seus 50 anos de existência nesta quarta-feira (13). A entidade, que congrega o mercado imobiliário baiano, reuniu um seleto grupo de autoridades, imprensa e associados em um evento que teve início com uma missa na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, seguida de uma recepção no Cerimonial da Conceição da Praia.
A celebração no Cerimonial da Conceição da Praia foi palco para uma emocionante retrospectiva da trajetória da Ademi-BA. O conceito do evento buscou evidenciar os momentos cruciais da associação, incluindo a galeria “Legado de Pessoas”, a evolução de sua marca e os eventos e campanhas mais importantes realizados ao longo de suas cinco décadas. As falas das autoridades presentes reforçaram a importância histórica e o impacto da Ademi-BA para o setor e para o desenvolvimento do estado.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se o prefeito Bruno Reis, o presidente da Conder, José Trindade; secretários de estado, secretários municipais, deputados, vereadores, presidentes de diversas entidades, como Associação Comercial da Bahia (ACB), Federação de Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon), Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Baiana de Produtores de Café, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entre outras.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis ressaltou a relevância da Ademi-BA e as ações da prefeitura que impulsionam o setor imobiliário na capital. Ele mencionou a redução de 50% no tempo de licenciamentos para grandes empreendimentos, o novo código de obras em desenvolvimento, que visa garantir maior segurança jurídica, o programa de incentivo à atividade imobiliária e o projeto Renova Centro, voltado para a revitalização do centro histórico.
“Acreditem no centro da cidade. A prefeitura tem feito um grande esforço, mas precisamos de vocês para transformar, promover a verdadeira virada desta região”. Bruno concluiu sua fala parabenizando a Ademi-BA. “Cinquenta anos não são cinquenta dias. Meio século de realizações, fortalecendo o mercado imobiliário baiano, que hoje está em sua melhor fase. Parabéns à Ademi-BA.”
A Secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Jusmari Terezinha de Souza Oliveira, ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com a Ademi-BA. “A Ademi-BA tem sido uma parceira fundamental na construção de uma Bahia mais próspera. Seu trabalho é um motor de crescimento econômico, gerando emprego, inovação e, acima de tudo, qualidade de vida oara a nossa população. O Governo do Estado sempre estará em forte parceria com a Ademi-BA e com todo o setor para continuarmos a construir o futuro da Bahia”.
O presidente da Conder, José Trindade, também destacou a parceria da Ademi-BA. “É uma honra muito grande ter essa parceria entre o poder público e o poder privado, ainda mais com uma instituição como a Ademi, que é uma instituição que nasceu há 50 anos e vem, ao longo desse tempo pavimentando, inclusive, grande desenvolvimento, não só imobiliário, mas urbano, dentro do estado da Bahia”
A Secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, citou a qualificação da Ademi-BA e sua colaboração com as instituições públicas.”Para nós, é um privilégio ter uma interlocução tão qualificada como a de vocês, sempre trazendo, de forma republicana e técnica, questões que colaboram e somam com o desenvolvimento da cidade de Salvador”.
A diretora comercial e de marketing da Ademi-BA, Viviane Fonseca, compartilhou sua perspectiva sobre a abertura da instituição para as novas gerações: “Ver que a Ademi-BA abre as portas, acolhe e permite que novos talentos, novas ideias e novas gerações usufruam da experiência e das realizações já conquistadas, me enche de esperança e pertencimento. Essa inclusão é o que garante a vitalidade e a relevância da Ademi-BA para o futuro.”
O ex-presidente da Ademi-BA, Mario Suarez, conduziu uma retrospectiva de todos os ex-presidentes que já lideraram a Associação, reconhecendo a dedicação e o trabalho de cada um. “Foi um excelente trabalho que cada um realizou à frente da Ademi-BA. Peço uma merecida e calorosa salva de palmas a todos esses companheiros que dedicaram ao longo da nossa história, seu tempo e suas competências.”
Fechando as cerimônias de fala, o presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha, proferiu um discurso carregado de emoção, relembrando importantes momentos da Ademi-BA e do setor. “Esta noite é muito especial, é celebração, reconhecimento, mas também é o início de um novo ciclo. Afinal, 50 anos não são apenas um número, são um compromisso, uma missão de vida. Em 1975, empresários visionários e associativistas, movidos pelo propósito de transformar o desenvolvimento urbano e econômico da Bahia. Influenciamos decisões, mediamos interesses, servimos como ponte para o setor produtivo, o poder público. Hoje, aos 50 anos, estamos na maturidade, com boas cicatrizes, muitas histórias para contar, conquistas para celebrar e um futuro claro para construir, uma visão de futuro para reafirmar. Em 50 anos, vimos inflação descontrolada, congelamento de preços, plano Collor, plano real, crise hídrica, crise elétrica, crise global e pandemia, e mesmo assim não paramos. Quem constrói sabe, parar nunca é a nossa opção. Temos um compromisso com a Bahia e com quem vive aqui.” Cláudio Cunha também dedicou uma emocionante homenagem a Maria Aparecida Franco, secretária com mais de 30 anos de atuação na Ademi-BA.
A celebração dos 50 anos da Ademi-BA reafirmou o papel fundamental da associação para o mercado imobiliário baiano, que vem evidenciando um grande crescimento e é um dos maiores geradores de emprego da Bahia.