A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) prorrogou até 15 de agosto de 2025 o prazo de inscrições para o processo seletivo que oferece 31 vagas temporárias para a função de Representante Territorial de Cultura (RTC), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
A seleção será realizada em etapa única, por meio de avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados irão atuar em ações de articulação, mobilização e suporte técnico às políticas culturais estaduais nos municípios que integram sua área de abrangência.
O processo contempla os 27 territórios de identidade da Bahia, com distribuição de vagas que considera as especificidades regionais e a diversidade cultural do estado. É requisito que o candidato resida, obrigatoriamente, em um dos municípios do território para o qual concorre.
O cargo exige formação superior em áreas como História, Ciências Humanas, Produção Cultural, Artes, entre outras especificadas no edital. A carga horária é de 30 horas semanais, por 24 meses, com remuneração total de R$3.373,21, além de auxílio-refeição de R$20 por dia útil trabalhado, auxílio-transporte e possibilidade de adesão à assistência médica do Estado, mediante contribuição.
A atuação dos RTCs será vinculada à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), com sede de trabalho nos equipamentos culturais da SecultBA ou em unidades do Governo do Estado nos municípios. O edital também prevê a reserva de 30% das vagas para candidatos negros e 5% para pessoas com deficiência, conforme as legislações estadual e federal.
Foto: Fernando Vivas/GOVBA