A inflação de julho na Região Metropolitana de Salvador (0,02%) foi resultado de altas em quatro dos nove grupos de produtos e serviços que compõem o IPCA.
Com a maior variação no mês, as despesas pessoais (1,19%) também exerceram a principal pressão inflacionária de julho, na RMS, puxadas, sobretudo, pelos jogos de azar, que tiveram o segundo maior aumento de preços dentre as centenas de produtos e serviços pesquisados pelo IPCA (11,17%).
A hospedagem (2,46%) também registrou alta importante no grupo, refletindo a demanda aquecida pelo período de férias de meio de ano em alguns estados do país.
A variação do grupo saúde e cuidados pessoais (0,65%) foi a segunda maior e também exerceu a segunda principal influência no sentido de puxar o custo de vida para cima, em julho, na RMS. As altas do perfume (2,06%) e dos planos de saúde (0,38%) foram as mais significativas.
Dentre os cinco grupos de produtos e serviços com quedas médias de preços, em julho, na Região Metropolitana de Salvador, as maiores contribuições no sentido de segurar o IPCA do mês vieram de alimentação bebidas (-0,56%) e transportes (-0,44%) – que têm os maiores pesos na formação do índice de inflação.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil