O Hospital de Brotas, unidade de alta complexidade de atendimento exclusivo ao Planserv, está passando por uma série de melhorias estruturais, tecnológicas e assistenciais. A movimentação é resultado direto das cobranças e sugestões apresentadas por servidores públicos estaduais, especialmente por meio de seus sindicatos, associações e da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), que vêm reivindicando mais eficiência e agilidade no acesso à assistência à saúde.
As ações em andamento incluem a ampliação do Centro Cirúrgico — que passará de três para cinco salas — e a conclusão da reforma da Central de Material Esterilizado (CME), da cozinha e do refeitório. Também estão sendo finalizadas as obras de requalificação dos acessos às emergências adulto e pediátrica. Para setembro, está prevista a inauguração da nova unidade de Hemodinâmica, além da implantação de um sistema de Business Intelligence (BI) e gestão de agendamento cirúrgico, com o objetivo de otimizar fluxos assistenciais, reduzir filas e ampliar o controle de dados em tempo real.
Para o vice-presidente da Fetrab, Reonei Menezes, as melhorias são fruto da mobilização dos servidores. “Esses avanços são consequência direta das reivindicações legítimas dos servidores, que dependem de um atendimento digno e resolutivo. A Fetrab tem cumprido o papel de escutar as bases e cobrar efetividade na rede exclusiva do Planserv”, afirmou.
Desde sua abertura, o Hospital de Brotas já realizou 21.756 consultas médicas, 2.631 cirurgias e mais de 124 mil exames laboratoriais, além de milhares de procedimentos de imagem, internações clínicas e atendimentos de emergência. A unidade oferece mais de 30 especialidades médicas, entre elas cardiologia, ginecologia, ortopedia (inclusive subespecialidades como ombro, mão e joelho), cirurgia geral, vascular, torácica, buco-maxilo-facial, gastroenterologia, neurologia, proctologia e pediatria.
A emergência adulto já contabiliza mais de 30 mil atendimentos, enquanto a pediátrica — inaugurada em novembro de 2024 — já alcançou a marca de três mil atendimentos, demonstrando a crescente demanda da população usuária do plano.
Entre os principais pontos de melhorias enfrentados estão o tempo de espera na emergência e o aumento da taxa de permanência hospitalar, decorrente do perfil mais idoso dos pacientes. Para minimizar os impactos, o hospital aumentou em 75% o número de médicos na emergência e implantou um modelo de gerenciamento de alta hospitalar, além de um protocolo de cuidados paliativos na UTI, para ampliar a rotatividade de leitos.
Além de atender com exclusividade aos beneficiários do Planserv, o Hospital de Brotas não impõe restrições por tipo de procedimento ou complexidade. O modelo de exclusividade garante maior agilidade na autorização de exames, cirurgias e internações, e possibilita o desenvolvimento de protocolos clínicos específicos para a realidade do plano — o que se traduz em economia com órteses, próteses, materiais especiais e na judicialização de procedimentos.
Para a presidente da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), Marinalva Nunes, o protagonismo do servidor tem sido essencial na construção de um serviço mais eficaz. “Não há melhoria real sem escuta. É fundamental que a gestão do Planserv e dos seus equipamentos considerem as demandas de quem utiliza o serviço no dia a dia. O Hospital de Brotas é uma conquista dos servidores e precisa ser continuamente aperfeiçoado com base nas nossas necessidades”, defendeu.
A coordenadora geral do Planserv, Socorro Brito, também destaca a importância do diálogo com as entidades representativas. “Entendo que a gestão do Planserv deve contar com a participação de todos que desejam a valorização deste que é um patrimônio do funcionalismo estadual da Bahia. Por isso, é fundamental reunirmos esforços para implantar medidas que garantam um atendimento de qualidade a meio milhão de beneficiários, servidores estaduais e seus familiares”, declarou. Segundo Socorro, a escuta qualificada promovida pela atual gestão tem favorecido e ampliado o diálogo com as representações dos trabalhadores, com o objetivo comum de otimizar a assistência.
A participação ativa das entidades representativas dos trabalhadores tem sido um pilar estratégico para a qualificação da rede exclusiva do Planserv. As recentes melhorias no Hospital de Brotas, embora ainda insuficientes para atender a toda a demanda reprimida, representam um passo importante rumo à valorização dos servidores e à consolidação de uma política de saúde que reconheça os direitos de quem serve à Bahia.
fotos: Davi Natã / Natanael Kiss