Nos dias 6 e 7 de setembro, Salvador recebe, na Casa Rosa, no Rio Vermelho, a 7ª edição do Música para Brincar, festival que celebra a infância e o poder da música como ferramenta de desenvolvimento infantil. O evento promete um fim de semana de muita diversão para a criançada, com performances dos grupos Cadeiradebrin, Tiquequê, Musiclauns e Beatles para Crianças. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla, nos valores de R$30 (inteira) e R$15 (meia). O espaço será acessível a todos os públicos e as apresentações contarão com intérpretes de Libras.
“Com o Música para Brincar, reafirmamos nosso compromisso com a formação de públicos e com a valorização da infância. Acreditamos que a música deve fazer parte do cotidiano das crianças como instrumento de aprendizado, sensibilidade e cidadania”, comenta a produtora do evento Renata Hasselman, sócia diretora da Multi.
Programação – A abertura do festival, no sábado (6), fica por conta do grupo baiano Cadeiradebrin, que convida o público mirim para uma vivência musical sensível e divertida, misturando teatro, literatura, dança e artes visuais com o espetáculo De Brincadeira. Com 10 anos de atuação e um repertório autoral inspirado em brinquedos populares brasileiros, a apresentação propõe uma imersão no universo lúdico por meio de músicas e brincadeiras que valorizam a espontaneidade e a imaginação.
No mesmo dia, o palco recebe Diana Tatit e Wem, do premiado grupo Tiquequê, que celebra duas décadas de trajetória dedicada à música infantil. Com composições autorais que misturam poesia, ritmo e movimento, o duo apresenta canções que marcaram gerações e são referência na educação musical para a primeira infância.
No domingo (7), o clima de festa continua com o espetáculo dos Musiclauns, grupo que une palhaçaria, música e arte cênica em uma performance que diverte tanto crianças quanto adultos. Do baião ao rock, os palhaços Zedispeto, Caxambó, Carecudo e Mais ou Menos, interpretados pelos artistas Zédi Santos, Igor Sant’Anna, Nelson Aguiar e Diogo “Dimazz”, conduzem a plateia por uma experiência leve, bem-humorada e contagiante.
Encerrando o festival, o projeto Beatles para Crianças transforma o palco do segundo dia do Festival em um verdadeiro show de rock pensado para os pequenos. Criado pelos educadores Fábio Freire e Gabriel Manetti, o show apresenta versões lúdicas de clássicos da banda britânica, com direito a histórias, instrumentos inusitados e até certificado de “primeiro show de rock” para a criançada. Com quatro álbuns lançados e uma comunidade de mais de 100 mil fãs pelo mundo, o grupo cria um espetáculo visualmente caprichado e altamente interativo, que emociona pais e filhos ao som de músicas atemporais.
Para todas as infâncias – Mais do que entretenimento, o festival Música para Brincar reafirma sua missão de fomentar o acesso à cultura desde a infância, incentivando o consumo cultural em família e a formação de novas plateias. A cada edição, o evento reafirma a capital baiana como um polo de referência para a música infantil no Brasil, promovendo experiências artísticas de qualidade que encantam e educam ao mesmo tempo.
“Nesta edição, a programação do Música para Brincar explora a diversidade musical, ampliando o universo de referências sonoras e estéticas para as crianças. Nosso objetivo é proporcionar momentos genuínos de lazer em conjunto para toda a família, onde crianças e adultos compartilham descobertas musicais que vão do universo lúdico brasileiro aos clássicos do rock mundial, de forma acessível e inclusiva”, afirma Ana Paula Vasconcelos, produtora executiva.
(Foto: Caio Lírio)