A “Rota dos Sertões”, rodovia que engloba o trecho da BR-116 entre Feira de Santana e Salgueiro, em Pernambuco, com extensão de 502 km, e que corresponde a antiga via Bahia, vai ser leiloada em dezembro de 2025.
Este trecho está sendo preparado para concessão à iniciativa privada, e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que já realizou audiências públicas para discutir o projeto.o investimento previsto é de R$ 7,5 bi.
O projeto envolve as BRs BR-116/BA, BR-324/BA e BR-116/PE e tem investimentos previstos de R$ 7,5 bilhões.
O trecho da BR-116 Inclui a rodovia desde a divisa PE/BA até o entroncamento com a Av. Eduardo Fróes da Mota em Feira de Santana, e o trecho da BR-324 entre o Contorno de Feira de Santana e o entroncamento com a BR-116(B)/BA-502/503. Inclui o trecho entre o entroncamento com a BR-232/316 e a divisa PE/BA.
Está previsto a implantação de cinco praças de pedágio, com tarifas previstas entre R$ 8,92/km (pista simples) e R$ 11,59/km (pista dupla), com descontos para usuários frequentes; início da cobrança previsto para o segundo ano de operação.
O Capex, capital expenditure, ou seja, parcela dos recursos que será destinada a investimentos obras, está previto em R$ 3,85 bilhões e o Opex, Operational Expenditure, que significa o capital utilizado para manter ou melhorar os bens físicos de uma empresa, o custo de opereação, foi estimado em R$ 4,45 bi.
O trecho da ViaBahia que vai para o norte da Bahia (até a divisa com Minas Gerais) e outras partes não fazem parte da Rota dos Sertões.
O projeto faz parte de um conjunto de concessões que visam melhorar a infraestrutura rodoviária do país, integrando diversos trechos da BR-116 e outras rodovias.