domingo, 10 de agosto de 2025
Euro Dólar

NO 1º SEMESTRE, CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA BAIANA FOI PUXADO POR REFINO DE PETRÓLEO

LUIZA SANTOS - 08/08/2025 15:33

A alta na produção industrial da Bahia no primeiro semestre de 2025 frente ao mesmo período no ano anterior (0,7%) ocorreu por conta do crescimento da indústria de transformação (1,2%), que contou com resultados positivos em 4 das 10 atividades investigadas no estado. A indústria extrativa, por sua vez, teve queda (-9,1%), refletindo resultados negativos em quatro dos seis primeiros meses do ano.

Com a 2ª maior alta no período, a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (7,6%) foi o segmento que mais contribuiu para o resultado positivo da indústria baiana em geral, pelo fato de ter o maior peso na estrutura do setor no estado, respondendo por 1/3 do valor industrial na Bahia.

A atividade com o maior crescimento acumulado de produção, nos seis primeiros de 2025, foi a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (26,7%). Ela conta com um peso menor na composição da indústria do estado, por isso ficou com a segunda principal contribuição para o resultado geral setor.

Por outro lado, dentre as 6 atividades investigadas com resultados negativos, entre janeiro e junho, a fabricação de produtos químicos (-7,8%), com a segunda retração mais intensa, foi a maior influência no sentido de puxar a produção industrial baiana para baixo. Também em queda, a fabricação de alimentos (-4,2%) teve a segunda maior contribuição negativa.
A maior queda de produção, no primeiro semestre, no estado, foi registrada na preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-7,9%), que tem peso menor na estrutura industrial da Bahia.

Foto: Divulgação/Rafael Martins/Sistema FIEB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.