A Bahia está mobilizada em torno da 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres (5ª CTPM), promovida pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM). Este é um processo de escuta, diálogo e construção coletiva por mais democracia, igualdade e mais conquista para todas. Nesta sexta-feira (8), as conferências tiveram mais de 700 participantes em Seabra, Riacho de Santana e Eunápolis.
A atividade reuniu mulheres em toda a sua diversidade, negras, indígenas, quilombolas, mulheres com deficiência, do campo e da cidade, das águas e das florestas, lésbicas, bissexuais, transsexuais, cisgênero, ciganas, jovens e idosas. Elas representaram os Territórios de Identidade Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Paramirim, Velho Chico, Bacia do Rio Corrente e Costa do Descobrimento.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, esteve em Riacho de Santana. “A Bahia está vivendo um momento muito rico, de engajamento e profundo compromisso das mulheres com as suas lutas históricas. Os poderes públicos e os movimentos sociais também se unem nesse processo de construção coletiva e participação social. Estamos fazendo um verdadeiro diagnóstico das reais necessidades das mulheres na Bahia, para avançarmos ainda mais na implementação de políticas públicas e na garantia de direitos”, afirmou.
Também em Riacho de Santana, Guiomar Cavalcante, representante da Bacia do Rio Corrente e coordenadora do Movimento de Mulheres Camponesas da Bahia, falou sobre o alcance das conferências. “Esse momento é muito importante porque conseguimos reunir três territórios para a macroconferência dentro do nosso congresso. Estamos em pleno Agosto Lilás, e essa partilha reforça a nossa luta e mobilização”.
Em Seabra, Sandy Rosane, coordenadora territorial da Chapada Diamantina e da Executiva da CET Movimentos, acredita que a CTPM é um espaço privilegiado de encaminhamentos. “Esta conferência é uma grande realização, significa parte das nossas lutas diárias por mais direitos e melhores condições de vida das mulheres nos nossos territórios. A gente sai daqui com as expectativas em alta para a conferência estadual e que a gente consiga, com essa escuta, que o governo federal e o governo estadual proporcionem ainda mais coisas boas daqui pra frente”, afirmou.
Foto: Adriana Ituassu, Cláudia Oliveira e Paulo Marcos