Ao saudar o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro, e o juiz aposentado Ricardo D’Ávila, homenageados, nesta sexta-feira (8.08), a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, afirmou que “esta é uma homenagem que se insere no espírito democrático desta Assembleia: reconhecer trajetórias públicas com respeito, equilíbrio e sob o olhar da responsabilidade institucional”.
Moura Ribeiro recebeu o Título de Cidadão Baiano e D’Ávila a comenda 2 de Julho. Ivana Bastos destacou a sua condição de primeira mulher a presidir a ALBA em 190 anos de história da Casa e elogiou a sessão solene, segundo ela, “destinada a celebrar duas trajetórias marcantes do universo jurídico brasileiro, em um momento que enaltece o papel do Parlamento baiano na valorização do mérito, da integridade e do serviço público”.
A chefe do Legislativo estadual destacou e parabenizou os parlamentares que propuseram as homenagens: o deputado federal Diego Coronel, autor da proposição enquanto exercia mandato na Assembleia Legislativa, e o deputado estadual Angelo Coronel Filho, que concretizou a homenagem com a entrega nesta sexta-feira. Os dois deputados são do PSD.
De acordo com Ivana Bastos, a atuação do ministro Moura Ribeiro no Judiciário nacional reflete o compromisso com a Constituição, a Justiça e os direitos fundamentais. Sobre Ricardo D’Ávila, a deputada lembrou que a trajetória do juiz aposentado foi marcada por décadas de dedicação à magistratura da Bahia.
Foto: Sandra Travassos/ALBA