Projeto ambicioso para ligar Salvador a Feira de Santana, com paradas em outras cidades da Bahia por trem, a Ferrovia Salvador-Feira tem sido amplamente debatida e encontra-se em análise para aprovação do governo Lula. Segundo reportagem do Portal A TARDE, um estudo para implantação do corredor ferroviário entre Salvador e Feira de Santana, sob concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) está em fase final de elaboração pelo Ministério dos Transportes. A análise da Ferrovia Salvador-Feira de Santana faz parte de um projeto maior do Ministério dos Transportes, que estuda seis trechos ferroviários prioritários para reaproveitamento de linhas existentes. Esses estudos de viabilidade técnica e econômica, previstos no Novo PAC, estão sendo conduzidos pela Infra S.A.
O projeto da TIC Bahia pretende transformar a Bahia mais competitiva no que se refere ao transporte de carga por ferrovia, além de ser um importante modal de transporte de passageiros entre Salvador e outras cidades do interior baiano. O projeto prevê a redução do tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia. O investimento estimado seria de R$ 6,8 bilhões.
A ferrovia teria um total de 10 paradas, sendo oito estações de passageiros e outros dois pátios para carga. Na avaliação da TIC Bahia, a nova ferrovia teria impacto direto sobre uma população de 6 milhões de habitantes. A primeira estação seria no bairro de Águas Claras, em integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com o VLT que está em construção na região e também com a nova rodoviária da capital baiana. Os trens ainda passariam por estações de passageiros em Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, até chegar em Feira de Santana, na parada Noide Cerqueira, e finalizar com a Estação Rodoferroviária Contorno.
A ferrovia Salvador-Feira de Santana faz parte de um pacote de grande obras que estão sendo avaliadas pelo Ministério dos Transportes. Agora resta uma decisão quanto a adesão ao projeto da TIC Bahia. Além da linha baiana, também estão em estudo a construção de ferrovias entre Brasília-DF e Luziânia-GO; entre Londrina-PR e Maringá-PR; entre Pelotas-RS e Rio Grande-RS; entre Fortaleza-CE e Sobral-CE; e entre São Luís-MA e Itapecuru Mirim-MA. A ideia é que as rodovias sejam construídas com recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Detalhes Técnicos
Locais das Paradas
A ferrovia terá 10 paradas, incluindo 8 estações de passageiros e 2 pátios de carga, distribuídas nas seguintes cidades:
(A Tarde)
Foto: Reprodução | TIC Bahia