domingo, 10 de agosto de 2025
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FERROVIA SALVADOR-FEIRA DE SANTANA ESTÁ EM FASE FINAL DE ANÁLISE NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

João Paulo - 08/08/2025 08:00 - Atualizado 08/08/2025

Projeto ambicioso para ligar Salvador a Feira de Santana, com paradas em outras cidades da Bahia por trem, a Ferrovia Salvador-Feira tem sido amplamente debatida e encontra-se em análise para aprovação do governo Lula. Segundo reportagem do Portal A TARDE, um estudo para implantação do corredor ferroviário entre Salvador e Feira de Santana, sob concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) está em fase final de elaboração pelo Ministério dos Transportes. A análise da Ferrovia Salvador-Feira de Santana faz parte de um projeto maior do Ministério dos Transportes, que estuda seis trechos ferroviários prioritários para reaproveitamento de linhas existentes. Esses estudos de viabilidade técnica e econômica, previstos no Novo PAC, estão sendo conduzidos pela Infra S.A.

O projeto da TIC Bahia pretende transformar a Bahia mais competitiva no que se refere ao transporte de carga por ferrovia, além de ser um importante modal de transporte de passageiros entre Salvador e outras cidades do interior baiano. O projeto prevê a redução do tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia. O investimento estimado seria de R$ 6,8 bilhões.

A ferrovia teria um total de 10 paradas, sendo oito estações de passageiros e outros dois pátios para carga. Na avaliação da TIC Bahia, a nova ferrovia teria impacto direto sobre uma população de 6 milhões de habitantes. A primeira estação seria no bairro de Águas Claras, em integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com o VLT que está em construção na região e também com a nova rodoviária da capital baiana. Os trens ainda passariam por estações de passageiros em Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, até chegar em Feira de Santana, na parada Noide Cerqueira, e finalizar com a Estação Rodoferroviária Contorno.

A ferrovia Salvador-Feira de Santana faz parte de um pacote de grande obras que estão sendo avaliadas pelo Ministério dos Transportes. Agora resta uma decisão quanto a adesão ao projeto da TIC Bahia. Além da linha baiana, também estão em estudo a construção de ferrovias entre Brasília-DF e Luziânia-GO; entre Londrina-PR e Maringá-PR; entre Pelotas-RS e Rio Grande-RS; entre Fortaleza-CE e Sobral-CE; e entre São Luís-MA e Itapecuru Mirim-MA. A ideia é que as rodovias sejam construídas com recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Detalhes Técnicos

  • Extensão: 98 km
  • Bitola: Larga (1.600 mm)
  • Eletrificação: 25kV
  • Sistema de controle: ETCS Nível 2
  • Velocidade máxima: 160 km/h para trens de passageiros e 120 km/h para trens de carga
  • Capacidade: até 85 mil passageiros por dia
  • Tempo de viagem: 35 minutos entre as duas cidades

Locais das Paradas

A ferrovia terá 10 paradas, incluindo 8 estações de passageiros e 2 pátios de carga, distribuídas nas seguintes cidades:

  • Salvador: Estação Águas Claras (integrada ao metrô, VLT e à nova rodoviária)
  • Simões Filho
  • Candeias
  • São Sebastião do Passé
  • Santo Amaro
  • Conceição do Jacuípe
  • Feira de Santana: Estações Noide Cerqueira e Rodoferroviária Contorno

(A Tarde)

Foto: Reprodução | TIC Bahia

 

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