O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou que está analisando as imagens do plenário para decidir se haverá punições contra os parlamentares bolsonaristas que ocuparam a Mesa Diretora da Casa. A declaração foi feita nesta quinta-feira (7), em entrevista ao site Metrópoles.
“Nós estamos avaliando as imagens. Existem já alguns pedidos de lideranças para punir esse ou aquele deputado que se excedeu, estamos avaliando”, declarou. O episódio ocorreu na terça-feira (5), quando deputados da oposição invadiram a mesa do plenário contrários à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou prisão domiciliar a Jair Bolsonaro (PL). A manifestação também foi registrada no Senado.
O tumulto integra a estratégia da oposição para pressionar os presidentes da Câmara e do Senado a pautarem o pedido de anistia aos condenados do 8 de janeiro e o processo de impeachment de Moraes. A maioria das lideranças partidárias, no entanto, apoiou a retomada das atividades legislativas.
Diante do impasse, a Presidência da Câmara publicou ato marcando a sessão deliberativa para as 20h30 de quarta-feira (6), mesmo com o protesto. O documento também prevê suspensão cautelar de até seis meses para deputados que tentarem obstruir os trabalhos parlamentares.
Foto: Carlos Moura/Agência Senado