O Oeste da Bahia recebeu, no dia 5 de agosto, a 9ª edição da Missão Compradores — iniciativa promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) para apresentar o modelo de produção nacional a representantes da indústria têxtil global. A agenda no estado, organizada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), incluiu visitas técnicas à fazenda Sete Povos Agro, no município de Barreiras, e ao Centro de Análise de Fibras da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães. A delegação foi composta por 19 executivos de empresas da China, Índia, Paquistão, Bangladesh, Vietnã e Turquia — países que, juntos, concentram 84,9% das exportações brasileiras da fibra.
A Missão é uma ação do Cotton Brazil, programa de promoção internacional do algodão brasileiro coordenado pela Abrapa, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). A edição deste ano segue até o dia 9 de agosto, com visitas aos estados de Mato Grosso e Goiás, líderes em volume de produção ao lado da Bahia, segundo maior polo algodoeiro do país.
“Esta é uma das mais importantes iniciativas de promoção do algodão brasileiro. Ela tem muito a ver com a palavra conexão, entre quem cultiva com responsabilidade e quem transforma com excelência. Um esforço articulado, entre produtores, técnicos, entidades e exportadores, para que o algodão brasileiro continue ganhando espaço”, destacou Alessandra Zanotto Costa, presidente da Abapa.
A Missão Compradores faz parte de uma estratégia contínua de posicionamento do algodão brasileiro no mercado internacional cada vez mais exigente. Com 84% da safra nacional certificada por critérios socioambientais pela Better Cotton, safra 2023/2024, o Brasil consolidou-se como maior exportador global da fibra e terceiro maior produtor mundial, atrás apenas da China e da Índia.
“A iniciativa é essencial para mostrar ao mundo que o país não é apenas o maior exportador de algodão, mas também um produtor comprometido com a responsabilidade social, ambiental e a excelência técnica. A Bahia é um espelho desse compromisso, e foi isso que os compradores puderam ver de perto”, afirmou Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa.
Foto: Divulgação/Abapa