O período tradicional de férias impulsionou o comércio brasileiro e, em especial, os segmentos ligados a viagens. Entre o dia 1º e o dia 31 de julho, os gastos dos brasileiros cresceram 15,68 % em comparação com o mesmo mês do ano passado, puxado pelo desempenho do Atacado, que avançou 22,72 %. É o que apontam dados da Getnet, empresa de pagamentos do Grupo Santander. Dentro desse resultado, as vendas digitais subiram 22,08 %, enquanto as presenciais cresceram 23,06 %.
Em número de transações, o destaque absoluto também ficou com o Atacado Digital, que registrou aumento de 23,62 % no período, evidenciando a consolidação do comércio eletrônico como canal de escolha para volumes maiores de compra.
Hotelaria e agências de viagens foram destaques
Segundo a Getnet, as maiores elevações no valor de faturamento foram observadas nos segmentos de Agências de viagens e de Hotelaria, com altas de 16,52 % e 10,98 %, respectivamente. Somente no Atacado Digital, a Hotelaria avançou expressivos 22,83 %, refletindo a retomada do turismo interno e a preferência do consumidor por pacotes fechados de hospedagem durante as férias.
“As férias de meio de ano trouxeram uma demanda reprimida por viagens e hospedagem. Os números mostram que o brasileiro voltou a planejar suas férias com antecedência e está confortável em fechar pacotes on-line, o que beneficia especialmente o Atacado Digital. Esse comportamento revela oportunidade de expansão para parceiros do setor de turismo que investem em experiências digitais simples e seguras”, destaca Rodrigo Carvalho, superintendente de Analytics da Getnet.
Foto: Matheus Landim/GOVBA