A falta de água que afetou Salvador, Lauro de Freitas, Candeias e outras dez cidades baianas, desde a madrugada desta terça-feira (5), causou diversos transtornos para os moradores, que precisaram recorrer a estratégias para não ficarem completamente desabastecidos. Nos casos em que o volume de água armazenado não bastou, foi necessário acionar empresas fornecedoras. Como consequência, somente na capital e Região Metropolitana, a procura por carro-pipa aumentou mais de dez vezes.
Esse é o caso da locadora de carro-pipa Água Correia, que fica localizada no bairro de São Marcos, em Salvador. De acordo com o gerente-administrativo Everaldo Correia, em período de baixa estação, é comum que a empresa atenda até oito clientes por dia. Nesta terça-feira, no entanto, ele se viu tendo que atender mais de 100 ligações pouco antes das 13h30.
“Infelizmente, nossa estrutura é para o dia a dia. Então, não temos como atender nem 15% do que chega. Temos seis veículos e todos eles foram para atendimento na rua hoje. Priorizamos os clientes mensalistas e alguns extras. Como nossa meta é de sempre agregar novos clientes, mantivemos nossos preços, sem explorar o momento de caos”, conta Everaldo.
Por conta da alta demanda, o proprietário da Água Id Santana, empresa que fornece água potável em carro-pipa e fica sediada no bairro de Dom Avelar, em Salvador, precisou parar de atender ligações dos clientes para evitar ouvir a frustração do outro lado da linha diante das negativas de atendimento. É que, segundo ele, faltou estrutura para atender todos os interessados.
“Estou recebendo muitas chamadas, que não estou atendendo porque as pessoas ficam à flor da pele quando ouvem que não posso fornecer água porque aluguei meus carros para a Embasa. Mas, posso dizer que aumentou significativamente o número de ligações. Mais de 50%. Se eu recebo umas 20 ligações normalmente, hoje já atendi 40”, conta Isaac Santana.
Ele explica que a empresa possui uma parceria com a Embasa para qualquer eventualidade, daí a indisponibilidade para atender outros clientes, uma vez que não havia preparo para demandas extras. “Nessa época, como não faz muito calor, a água das piscinas não evapora e os mananciais ficam mais cheios, por isso a Embasa consegue atender todo mundo. Só que, com essa falta de água, eles precisaram dos carros-pipa” diz.
Na Paulimar Ambiental, empresa de carro-pipa que fica no Jardim do Jockey, em Lauro de Freitas, os seis veículos foram contratados por clientes não só na cidade, como também na capital Salvador, em Candeias e outros municípios da RMS. O sócio-gerente, Márcio Sena, relata que, já pela tarde, todos carros-pipa precisaram parar para abastecer, porque já haviam esgotado o volume de água disponível.
“A gente não está nem atendendo. Toda vez que eu desligo, o telefone toca. Amanhã vai ser pior ainda, porque hoje só começou. Os seis carros entregaram 6 milhões de litros de água. Agora, estamos sem poder atender, porque estamos aguardando o reservatório encher, o que leva cerca de três horas”, afirma.(Correio)
Crédito: Reprodução/Instagram da Água Correia