Com entusiasmo por apresentar seus projetos, mais de 800 estudantes e 410 professores da rede estadual iniciaram, nesta quarta-feira (7), a exposição e mostra das produções de tecnologias sociais e cultura desenvolvidas nas escolas. A atividade faz parte da Etapa Territorial, em Salvador, do Encontro Estudantil, que acontece no Parque de Exposições da Bahia até esta quinta-feira (8).
Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a abertura contou com a apresentação da Fanfarra Escolar do Colégio Estadual Duque de Caxias e Coral do Colégio Estadual Manoel Novaes.
Segundo o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, que representou a secretária Rowenna Brito, a iniciativa se caracteriza por uma política que dá centralidade ao protagonismo dos estudantes e professores. “Ao longo do ano, eles sistematizam as suas pesquisas nas unidades escolares e vêm para os encontros territoriais apresentar os trabalhos. São tecnologias sociais e sustentáveis que geram vários produtos nas áreas da indústria, da agricultura da gestão em negócios, da robótica, de todos os setores”.
É o caso dos estudantes, David Matos, 18 anos, e Alessandra Santos, 17 anos, ambos do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Almir Teixeira Santos, de Formosa do Rio Preto. Eles realizaram o projeto “Desenvolvimento biocompósitos derivado da borracha de café: redução de impactos ambientais e economia circular de materias”, por meio do qual desenvolveram um plástico biodegradável a partir de resíduos orgânicos “O nosso intuito com este projeto é conseguir reduzir a fabricação de plásticos industrializados”, explicou David Matos.
Já os estudantes Wadason Ferreira, 17, e Mayara de Oliveira, 18, do Colégio Estadual do Campo Veronildo Mendes Pereira, do distrito de Lagoa Clara em Baianópolis, desenvolveram o projeto “Sabão de coada: resgatando saberes da comunidade Lagoa Clara”, a partir das raspas do pequi, fruto nativo do cerrado brasileiro, de sabor marcante. “O objetivo do nosso projeto é resgatar a tradição cultural da nossa comunidade, promovendo a valorização cultural, a sustentabilidade e o empreendedorismo”, afirmou Mayara.
Também marcou presença na abertura do evento o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro.