As mamães de bebês em fase de amamentação ganharam um espaço especial na Unidade de Saúde da Família (USF) de São Marcos. O “Cantinho da Amamentação” foi inaugurado nesta quarta-feira (6) e contou com a presença da comunidade.
A partir de agora, as pacientes com filhos acolhidas na USF passam a contar com um lugar protegido e ambientalizado que visa assegurar o bem-estar emocional, tanto para a mãe quanto para o seu bebê. A sala de aleitamento conta ainda com suporte de equipe multidisciplinar para orientar as mulheres que fizerem uso do espaço para o aleitamento materno.
O ambiente foi planejado para garantir conforto e privacidade no momento da amamentação, contribuindo para o bem-estar emocional da dupla e, consequentemente, evitando o desmame precoce, reduzindo o risco de doenças e ajudando no fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.
Conceito – Idealizado pela enfermeira Leilane Santana, que atua na unidade desde 2018, o projeto nasceu a partir das reuniões da Comissão de Aleitamento Materno (Calm), grupo formado por profissionais do distrito que discutem estratégias voltadas à promoção do aleitamento.
“A gente tinha esse cantinho aqui que não era usado. A ideia surgiu nos encontros com outras unidades e pensamos em aproveitá-lo, não apenas como um espaço de amamentação, mas também como um local de apoio, com trocador, para que as pacientes possam se sentir mais acolhidas”, explicou a enfermeira.
“Muitas mulheres vêm sozinhas, com sacolas e documentos, e precisam de um lugar seguro e confortável para amamentar ou trocar seus bebês”, acrescentou a profissional de saúde.
À frente da gerência da USF há seis anos, Aline Oliveira afirmou que a unidade tem um fluxo muito intenso de mães com bebês em fase de amamentação, por isso, a criação do espaço é bastante oportuna.
“Percebemos que, quando as mães vinham para vacinar os bebês, fazer exames de laboratório e até para consultas de rotina, não tinham um local para a amamentação. Nossas pacientes estão muito felizes com o novo espaço. Agora, elas podem alimentar seus filhos com privacidade”, comentou.
Sobre o “Agosto Dourado”, mês em alusão à importância do aleitamento materno, a gerente afirma que a unidade está promovendo uma série de atividades que envolvem a população e a equipe de profissionais.
Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS