quarta, 06 de agosto de 2025
Euro Dólar

APÓS EMBATE NO PLENÁRIO, OLÍVIA SANTANA ANUNCIA PROCESSO CONTRA DIEGO CASTRO

João Paulo - 06/08/2025 08:00

Na tarde desta terça-feira (5), o retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foi marcado por um acalorado embate entre os deputados Diego Castro (PL) e Olívia Santana (PCdoB). O motivo foi a discussão em torno do projeto de lei de autoria da deputada, que trata da responsabilidade do Estado da Bahia na reparação e assistência a vítimas de ações policiais durante operações de segurança pública. “A deputada Olívia Santana apresentou um projeto que, na prática, é uma bolsa para famílias de criminosos, enquanto o cidadão de bem luta para sobreviver com um salário mínimo. Isso reflete o tipo de país que a esquerda quer: onde o bandido é favorecido e o trabalhador fica à margem”, declarou Diego Castro na tribuna.

Olívia reagiu às críticas durante coletiva. “Tenho sido alvo de atitudes desrespeitosas do deputado Diego Castro, que desqualifica meu trabalho sem diálogo ou argumentos. Defendo o debate com respeito, baseado em dados e ideias — não em provocações”, afirmou. O projeto foi protocolado na AL-BA em abril deste ano e tem como base decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a responsabilidade civil do Estado em casos de mortes ou ferimentos causados por armas de fogo em operações policiais. A proposta estabelece que o apoio poderá ser concedido independentemente do desfecho da ocorrência e com base na probabilidade de que a vítima tenha sido atingida por arma de fogo policial, conforme laudo pericial.

Durante o debate no plenário, Diego Castro questionou a proposta: “O projeto que eu apelidei de Bolsa Família do Crime, de autoria da deputada Olívia Santana, quer pegar recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza para premiar criminosos. Está previsto no artigo 6º a destinação de, no mínimo, 5% desse fundo. É uma proposta que, em vez de proteger o cidadão de bem, prestigia a vagabundagem”. Ainda no plenário, Olívia acusou o parlamentar de espalhar mentiras e usar fake news como estratégia política. “É uma prática do bolsonarismo pregar mentiras para causar confusão na população. Manipulam redes sociais, bombardeiam com fake news e atacam sistematicamente”, afirmou, anunciando que ingressou com um processo por violência política contra o deputado. Diego Castro rebateu: “A deputada me acusou de mentir, mas o que eu fiz foi ler o texto do projeto dela. Está tudo ali”. “Se ela não leu o próprio projeto, não posso ser responsabilizado por isso. O que incomoda a esquerda é a verdade”, completou Diego.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.