Com um olhar voltado para o futuro da produção nacional, o NordesteLAB está de volta em mais uma edição em Salvador. A abertura acontece hoje (05), às 18h30, no Goethe-Institut, no Corredor da Vitória. O evento segue no local até sexta (08) e a entrada é gratuita ao público geral. Para conferir a programação completa basta acessar o site: www.nordestelab.com.br . Um dos destaques na programação são as Rodadas de Negócios, que conecta profissionais do audiovisual de 17 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com os principais nomes da indústria. Gigantes como Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, HBO Max e Paramount estarão presentes, juntamente com importantes produtoras como Downtown, Vitrine Filmes, Paris Entretenimento, Gullane+, entre outras, todos em busca de novas histórias e maior diversidade para seus catálogos. Juntas, as cinco plataformas de streaming representam mais de 70% dos assinantes brasileiros, fazendo do NordesteLAB uma oportunidade crucial para os criadores de conteúdo.
Além das rodadas de negócios, a programação oferece uma série de atividades para capacitação e debate. O evento inclui Masterclasses, Clínicas Jurídicas, de Negócios Internacionais e de Distribuição de Impacto, além de um Pitching Universitário. O público em geral pode participar de Painéis e Mesas Temáticas de forma gratuita, abordando tópicos como “Documentário Brasileiro: A Utilização de Imagens de Arquivos, do Desembaraço a Escolhas Narrativas”, “Do Rascunho ao Streaming: Mulheres à frente do Sucesso das Séries Latinas” e “Preparando a Indústria para o Futuro”. Uma das Mesas Temáticas mais aguardadas é “Reforma Tributária e o Impacto no Setor Audiovisual” com João Nobre (SERT-MF), André Horta Melo (CONSEFAZ), Danielle Barros (SECULT-RJ e Fórum dos Secretários) e Gustavo Amaral (APRO). A mesa acontece no dia 07/08, às 14h30, e tem mediação de Gabriel Pires, coordenador geral do evento.
Realizado pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em Todos os Eixos, o NordesteLAB 2025 tem patrocínio do Sebrae Bahia, parceria do YouTube e apoio do Goethe-Institut, Projeto Paradiso, Tem Dendê Produções, Aliança Francesa, Embaixada da França no Brasil, Abramus, Movioca, SalCine, Educadora FM e TVE Bahia. O projeto NordesteLAB foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. Realizado pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em Todos os Eixos, o NordesteLAB 2025 tem patrocínio do Sebrae Bahia, parceria do YouTube e apoio do Goethe-Institut, Projeto Paradiso, Tem Dendê Produções, Aliança Francesa, Embaixada da França no Brasil, Abramus, Movioca, SalCine, Educadora FM e TVE Bahia.
O projeto NordesteLAB foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal. O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Foto: Jeff Dias