O governo do Estado aplicou, desde 2023, R$ 29,08 bilhões no setor, com foco na ampliação da oferta de serviços, redução de desigualdades regionais e aceleramento do acesso a exames, consultas e cirurgias. A quantia foi divulgada pelo governo estadual nesta terça-feira (5), data em que é celebrado o Dia Nacional da Saúde.
Em Salvador, três novas unidades de grande porte reforçam a rede estadual: o Hospital Estadual Mont Serrat, pioneiro no país com atendimento exclusivo em cuidados paliativos; o Hospital Octávio Mangabeira, da década de 1940, que passou por ampla modernização e requalificação, mantendo-se como referência em doenças respiratórias e ampliando suas vocações; e o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (Hoeb), atualmente o maior do Brasil na sua especialidade.
No interior, o destaque é o Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas. Com 216 leitos e R$ 200 milhões em investimentos, tornou-se a maior estrutura hospitalar do extremo sul baiano, com foco em oncologia, cardiologia e hemodinâmica.
“A Bahia vive uma transformação profunda na saúde pública. Estamos descentralizando a alta complexidade, fortalecendo a atenção primária e enfrentando de frente desafios históricos. Saúde não é só ausência de doença. É cuidado, dignidade e vida pulsando em cada canto da Bahia”, afirma a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.