A Travessia Salvador-Mar Grande foi liberada pela Capitania dos Portos e retomou suas operações normais às 5h desta segunda-feira (4), após três dias de suspensão por causa do mau tempo. A informação foi confirmada pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). A primeira embarcação a operar foi a lancha Joana Angélica, saindo do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Em Salvador, a primeira saída do Terminal Náutico da Bahia ocorreu no horário habitual, às 6h30.
Com o retorno do serviço, seis embarcações operam com saídas a cada 30 minutos em ambos os terminais. A última saída de Mar Grande está prevista para as 18h, enquanto a de Salvador será às 19h30. A operação segue com fluxo normalizado, conforme autorizado pela Capitania.
Já a Travessia Salvador-Morro de São Paulo continua sendo feita no sistema semi-terrestre, pois as condições de navegação ainda não permitem o trajeto direto. Nesse modelo, os passageiros viajam em catamarãs até Itaparica, seguem de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, e finalizam o percurso em lanchas rápidas. A viagem com conexão dura 3h20, uma hora a mais que o trajeto direto. Os horários de saída de Salvador são às 9h e 10h30; do Morro, às 11h30 e 14h.
Foto: Divulgação/Ilha de Vera Cruz