Com o objetivo de unir arte, educação e identidade cultural, o Colégio São Paulo, em Salvador, realizou, neste último fim de semana, a 3ª edição do Projeto Voar, uma iniciativa do Departamento de Linguagens, que envolve alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio na criação de espetáculos artísticos. Em 2025, o projeto trouxe como eixo central as festividades brasileiras, promovendo uma experiência coletiva que une dança, poesia, encenação, performances visuais, música e artes visuais. Durante o ano letivo, os estudantes mergulharam em um processo de pesquisa, vivência e criação coletiva. As atividades envolveram estudo sobre manifestações culturais brasileiras, produção de conteúdo e ensaios. O espetáculo protagonizado pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio foi realizado neste sábado, dia 02 de agosto.
“O Projeto Voar se propõe a ir além do currículo tradicional. Ao integrar diversas linguagens artísticas, promove o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades como empatia, comunicação, criatividade, expressão artística e pensamento crítico, valores alinhados às virtudes cultivadas pelo Colégio São Paulo. Voar é mais do que um projeto artístico, é um exercício de sensibilidade, de escuta e de autoria. Os alunos se tornam protagonistas de uma jornada de criação que valoriza nossa diversidade cultural e fortalece o vínculo entre arte e educação”, destaca a professora Maria do Socorro, diretora do Colégio São Paulo. A apresentação dos alunos da 1ª série do Ensino Médio será realizada no próximo dia 6 de setembro.
Fotos: Wallace Gemaque (@wagemaquee)