segunda, 04 de agosto de 2025
Euro Dólar

INSTALAÇÃO EM SALVADOR REFLETE SOBRE A PRESENÇA DE MICROPLÁSTICOS NO CORPO HUMANO E NOS OCEANOS

LUIZA SANTOS - 04/08/2025 15:43

No próximo dia 6 de agosto (quarta), das 10h às 18h, o Museu do Mar Aleixo Belov, em Salvador, recebe a instalação “As Fibras que Nos Atravessam”, da artista e pesquisadora Dávila Kess. A obra propõe uma experiência sensorial e crítica que costura arte, ciência e denúncia para refletir sobre a presença silenciosa, e perigosa, das microfibras sintéticas no oceano e no corpo humano.

A programação inclui a palestra da artista às 17h, com vagas limitadas e inscrição prévia pelo WhatsApp (71) 98441-2379. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público.

A instalação parte de uma pergunta inquietante: “oceano, corpo e plástico: o que te atravessa?”. Estudos recentes comprovam que microfibras sintéticas já foram encontradas no sangue, na placenta e até no esperma humano. Essas mesmas partículas, originadas em grande parte da indústria têxtil, também estão presentes em larga escala nos oceanos, comprometendo o equilíbrio ambiental e atravessando silenciosamente a cadeia da vida.

“O que me move é o desejo de transformar dados científicos em afeto, em experiência. Não basta saber que há plástico no corpo, é preciso sentir a violência disso. ‘As Fibras que Nos Atravessam’ é sobre esse incômodo que não passa, que está dentro da gente. É uma chamada ao sensível e ao político.” afirma Dávila Kess.

A ação integra um conjunto de reflexões contemporâneas sobre o impacto da sociedade de consumo na saúde do planeta e da vida humana, ativando o museu como território de criação, escuta e provocação.

Foto: Divulgação/Dávila Kess

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.