segunda, 04 de agosto de 2025
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ESTUDO DO BNDES APONTA QUE BRASIL PRECISA DOBRAR METRÔ E QUADRUPLICAR OS BRTS E VLTS

João Paulo - 04/08/2025 13:21 - Atualizado 04/08/2025

Um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mapeou 194 projetos de transporte público coletivo de média ou alta capacidade e apontou que o Brasil precisa dobrar o tamanho do sistema de metrô e quadruplicar o de BRT e VLT nas próximas décadas. O plano está sendo construído com o Ministério das Cidades e prevê investimentos de até R$ 500 bilhões até 2054 — trinta anos após o levantamento ter sido iniciado.

— A necessidade de mobilização de recursos é enorme. Enfrentaremos lá na frente a escassez de recursos e a dificuldade de implementar esses projetos. Por isso, a gente procura soluções mais baratas quando elas são adequadas. O BRT, por exemplo, tem se mostrado importante para o país. Ele tem uma eficiência mais baixa que um transporte sobre trilhos, mas o custo de implementação está na casa de R$ 50 milhões por quilômetro, enquanto o metrô pode chegar a R$ 1 bilhão por quilômetro — explica Felipe Borim, superintendente da Área de Infraestrutura do BNDES.

Borim participou na última quinta-feira do encontro “Caminhos do Brasil”, uma iniciativa dos jornais O GLOBO e Valor Econômico e da rádio CBN, com patrocínio do Sistema Comércio, através da CNC, do Sesc, do Senac e de suas federações. Os debates sobre mobilidade urbana também contaram com a diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Clarisse Cunha Linke, e com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

— Depois do mapeamento, o governo federal construirá, com os entes, uma lista de prioridades de quais projetos terão recursos alocados num primeiro momento. Mas é preciso perenidade nessas ações ao longo dos anos. Nós vamos investir R$ 42 bilhões na área em quatro anos. Antes disso, não houve financiamento nenhum. Isso não pode acontecer — defende Jader. De acordo com o levantamento do BNDES, chamado de Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, a rede base de metrô do Brasil (aquela já construída somada ao que está em fase de implementação) chega a 376 quilômetros. O acréscimo previsto pelo plano é de mais 323 quilômetros. Já a de BRT, VLT ou monotrilho — categorias que são aglutinadas no estudo — cresceria de 631 para 2,5 mil quilômetros.

Foto: Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

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