A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) avança nas articulações para fortalecer a indústria de rochas ornamentais na Bahia. Nesta segunda-feira (4), o presidente da companhia, Henrique Carballal, e o vice-presidente, Carlos Borel, se reuniram com o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, para alinhar os preparativos da missão internacional da CBPM na Marmomac, a maior feira de rochas ornamentais do mundo, que acontece entre os dias 23 e 26 de setembro, em Verona, na Itália.
Reconhecida como um ponto de encontro vital para a indústria, a feira oferece uma plataforma para a troca de ideias, networking e apresentação de novos projetos, produtos e soluções modernas que incorporam novas tecnologias, como a automação e a digitalização, além de práticas sustentáveis que visam minimizar o impacto ambiental. A Marmomac reúne anualmente os maiores produtores, profissionais e especialistas do setor, além de compradores interessados nas últimas inovações e tendências do mercado.
Parceria estratégica
Durante a reunião com o embaixador Cortese, Carballal destacou que a participação da CBPM na feira tem como objetivo apresentar o potencial mineral da Bahia a investidores e empresas italianas que já demonstram interesse em desenvolver negócios no estado.
“A Itália é líder mundial no beneficiamento de rochas ornamentais, e queremos estabelecer essa parceria para estruturar uma cadeia vertical de produção na Bahia. Com o apoio de investidores italianos, pretendemos consolidar um polo de rochas ornamentais que gere mais valor agregado à produção mineral baiana, impulsione o desenvolvimento social e econômico e promova a geração de emprego e renda”, afirmou Carballal.
Inovação e sustentabilidade
A missão da CBPM na Marmomac integra uma estratégia mais ampla da companhia de fomentar negócios estruturantes e sustentáveis, alinhados ao modelo de mineração sustentável e inclusiva, já adotado pela estatal. Além de promover os recursos minerais da Bahia, a empresa também busca abrir caminhos para cooperações tecnológicas e institucionais com países que são referência no setor. De acordo com o presidente da CBPM, a Bahia já possui uma base sólida de produção de rochas ornamentais, com destaque para granitos e quartzitos, distribuídos em diversas regiões do estado. “Ao ampliar o diálogo com o mercado internacional e atrair investimentos, a CBPM busca transformar esse potencial do nosso estado em uma indústria mais forte, moderna e conectada às demandas do mercado global”, destacou Carballal.
Foto: Divulgação/CBPM