A Bahia conquistou destaque no 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado entre os dias 1º e 3 de agosto, em Brasília. Com a eleição de oito representantes para o Diretório Nacional, o estado passa a compor sua maior bancada já eleita na instância nacional do PT. Entre os nomes escolhidos está o presidente estadual da sigla, Éden Valadares, que agora integra a Direção Nacional do partido.
“Uma honra sem tamanho e uma responsabilidade gigantesca compor a direção nacional sob a liderança do presidente Edinho Silva, em uma quadra tão importante da política no Brasil e da encruzilhada que o mundo vive”, declarou Éden. Além dele, também foram eleitos Lucinha Barbosa, Liliane Oliveira, Isaac Bonfim, Everaldo Anunciação, Tagner Cerqueira, Tytta Ferreira e Paulo Riela. Para Bonfim, que preside o PT em Vitória da Conquista, a expressiva presença da Bahia reconhece a força política do estado dentro da legenda.
O encontro reuniu lideranças importantes do partido e do governo federal, como o presidente Lula, a primeira-dama Janja, e ministros como Gleisi Hoffmann, Márcio Macedo, Jorge Messias, Luiz Marinho, Wellington Dias, Camilo Santana e Luciana Santos. No encerramento, os presidentes estaduais foram apresentados oficialmente ao conjunto da militância.
Foto: Divulgação/PT