A manhã da última quinta-feira (31) foi especial no Espaço Boca de Brasa do CEU de Valéria, localizado no bairro de Nova Brasília de Valéria. O espaço, gerido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), recebeu um evento voltado para a terceira idade, com exercícios físicos e atividades artísticas, com o objetivo de promover integração social, informação e lazer para idosos a partir de 60 anos.
Promovido pela Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB) em parceria com o CRAS Lagoa da Paixão, a programação contou com exercícios de alongamento e aquecimento; palestra sobre prevenção de golpes contra aposentados, abordando fraudes financeiras e proteção dos direitos da pessoa idosa; aula sobre saúde bucal; e encerramento com uma apresentação especial do coral do CRAS, celebrando a arte e o protagonismo dos idosos.
Coordenador do CRAS Lagoa da Paixão, Derício de Souza Filho explicou que a ideia central do evento é integrar os idosos num só grupo. “A maioria deles vive em situação de abandono por parte dos familiares, outros não conseguiram constituir família e portanto não têm uma referência, e hoje encontram nos colegas do CRAS apoio e suporte. Estamos fazendo isso para que eles se sintam pertencentes a este grupo”, disse.
Sobre a palestra de prevenção, o gestor salienta que foi um pedido dos próprios idosos, que reclamaram de estar sofrendo golpes, principalmente em termos de empréstimos bancários. O evento engloba pessoas atendidas pelo CRAS Lagoa da Paixão e também pelas unidades do Calabetão, do Rio Sena e de Paripe, contabilizando quase 80 idosos participando da ação.
Margarete Simões, assistente social do CRAS Lagoa da Paixão, explica que a iniciativa tem o objetivo de prevenir ameaças e incentivar os idosos a se enxergarem como pessoas ativas na sociedade. “Nossa intenção é que eles reflitam sobre as dificuldades que enfrentam diante dessas transformações da sociedade, diante de todos os avanços tecnológicos, e por isso trabalhamos questões preventivas, para que eles fiquem alerta”, afirma.
Foto: Bruno Concha / Secom PMS