O Projeto Futuro Tech, iniciativa do LightHouse Hub, capacitará 100 jovens de Salvador por meio de um curso gratuito de programação com foco no desenvolvimento de softwares. Patrocinado pelo Banco do Nordeste (BNB), a capacitação começa na próxima segunda-feira, 4, e tem como principal objetivo ampliar o acesso desses estudantes ao mercado de trabalho na área de tecnologia.
Com duração de quatro meses e carga horária total de 100 horas, distribuídas em dois encontros semanais, o curso abrange formação prática em desenvolvimento Back-End, utilizando Python, Flask e FastAPI, e Front-End, com HTML e ReactJS. Os encontros presenciais serão realizados nos turnos matutino e vespertino, na sede do LightHouse Hub, localizado no bairro Costa Azul, na capital baiana.
Além do aprendizado técnico para o desenvolvimento de habilidades técnicas, os jovens também participarão de eventos promovidos pelo LightHouse Hub, a fim de contribuir para o aprimoramento de habilidades comportamentais dos estudantes.
Os participantes também receberão orientações sobre competências essenciais para o mercado de trabalho, como a elaboração de currículo e portfólio, além de participarem de palestras com especialistas da área. Sob essa ótica, o superintendente estadual do BNB, Pedro Lima Neto, ressaltou a importância da atuação do Banco na promoção de atividades formativas voltadas para a juventude. “O Banco do Nordeste acredita na força da juventude e no poder da educação para transformar realidades. Apoiar o Futuro Tech é investir em oportunidades concretas para que mais jovens acessem o mercado de tecnologia e trilhem um novo caminho profissional com mais autonomia e perspectiva”, destacou o gestor.
A seleção foi realizada via formulário on-line e obedeceu a alguns critérios: ter idade mínima de 17 anos, residir em Salvador, possuir renda familiar entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, além de apresentar conhecimentos básicos de informática e acesso a um computador com internet. Alunos e ex-alunos de escolas públicas tiveram prioridade no processo seletivo.
Foto: Divulgação