sábado, 02 de agosto de 2025
Euro Dólar

LULA CRITICA SANÇÕES DOS EUA, DEFENDE SOBERANIA NACIONAL E SOLIDARIZA-SE COM MORAES

Bruna Carvalho - 31/07/2025 08:38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil é um “país soberano e democrático, que respeita os direitos humanos e a independência entre os Poderes”, ao reagir à imposição de tarifas comerciais de 50% pelos Estados Unidos e à sanção aplicada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Em comunicado à imprensa, Lula repudiou o que classificou como “inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira” e prestou solidariedade ao ministro, sancionado com base na Lei Magnitsky por articulação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL).

“O governo brasileiro se solidariza com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, alvo de sanções motivadas pela ação de políticos brasileiros que traem nossa pátria e nosso povo em defesa dos próprios interesses”, disse.

Segundo o presidente, a independência do Judiciário é “fundamento da democracia” e qualquer tentativa de enfraquecê-la “constitui ameaça ao próprio regime democrático”. Lula também criticou o uso de argumentos políticos para justificar medidas comerciais.

“No Brasil, a lei é para todos os cidadãos e todas as empresas. Qualquer atividade que afete a vida da população e da democracia brasileira está sujeita a normas. Não é diferente para as plataformas digitais”, destacou.

Mesmo diante do impasse, Lula reafirmou a disposição do país para o diálogo. “O Brasil segue disposto a negociar aspectos comerciais da relação com os Estados Unidos, mas não abrirá mão dos instrumentos de defesa do país previstos em sua legislação”, declarou.

Ele também apontou o impacto econômico da decisão americana. “A motivação política das medidas contra o Brasil atenta contra a soberania nacional e a própria relação histórica entre os dois países. Já iniciamos a avaliação dos impactos das medidas e a elaboração das ações para apoiar e proteger os trabalhadores, as empresas e as famílias brasileiras”, completou.

Foto: Ricardo Stuckert

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.