sábado, 02 de agosto de 2025
Euro Dólar

INTERRUPÇÕES DE ENERGIA CAUSADAS POR CONTATO DE PIPAS COM REDE ELÉTRICA NA BAHIA AUMENTAM 53%

LUIZA SANTOS - 31/07/2025 17:22

O número de interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas em contato com a rede elétrica cresceu 53% no primeiro semestre de 2025, na Bahia, segundo levantamento da Neoenergia Coelba. De janeiro a junho, foram registradas 397 ocorrências de interrupção, impactando pouco mais de 141 mil clientes. No mesmo período de 2024, foram contabilizadas 259 ocorrências, que afetaram 46 mil consumidores.

Apesar de ser uma brincadeira comum nos meses de ventos fortes, soltar pipas próximo à rede elétrica representa riscos sérios. Quando entram em contato com os cabos de energia, elas podem provocar curtos-circuitos, danificar transformadores e até romper a fiação, causando acidentes com a população, e afetar o fornecimento de energia. Em alguns casos, os materiais usados na fabricação da pipa — como papel laminado, fios metálicos ou cerol — agravam ainda mais o risco.

“A principal orientação é soltar pipas longe da rede elétrica, em locais abertos como praias, campos e parques. Isso evita situações perigosas e garante a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia”, afirma Rosy Menezes, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba.

O perigo do cerol

O uso de cerol, além de ilegal em várias cidades, é extremamente perigoso tanto para pedestres quanto para a rede elétrica. O produto transforma a linha da pipa em um fio cortante, podendo causar acidentes graves e comprometer a integridade dos cabos elétricos.

“Mesmo quando não há dano visível no momento do contato, a linha com cerol pode fragilizar os cabos e provocar falhas futuras. Isso aumenta o risco de curtos-circuitos, choques e interrupções de energia”, alerta Rosy Menezes.

Foto: Divulgação/Coelba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.