sábado, 02 de agosto de 2025
Euro Dólar

ACM NETO CRITICA TARIFAÇO DOS EUA, DEFENDE SOBERANIA DO BRASIL E PEDE SOLUÇÃO DIPLOMÁTICA

Bruna Carvalho - 31/07/2025 11:55

Um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinar o decreto que impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto classificou a medida como “injustificável”. Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta quinta-feira (31), ele defendeu uma solução baseada no diálogo e na diplomacia.

“Eu sou completamente contrário às sanções que foram impostas. Não é razoável que se coloque tarifas de 50% para a exportação dos produtos brasileiros. Lamento que essa tenha sido a decisão dos Estados Unidos. E, acima de tudo, é preciso defender a nossa soberania, preservar a nossa independência enquanto nação”, afirmou.

Para ACM Neto, é necessário evitar que a disputa política interna influencie o debate sobre as tarifas. “Não deixar que ela acabe, de alguma forma, influenciando coisas que, no fim do dia, vão significar perda de empregos, fechamento de empresas, redução da atividade econômica nacional”, completou.

Apesar de criticar a medida, o ex-prefeito também responsabilizou o governo federal. Disse enxergar o presidente Lula como “desatualizado e pouco conectado com a realidade das ruas do Brasil” e avaliou como “inadequadas” algumas posturas do governo.

Ele defendeu que a resposta brasileira ao tarifaço seja conduzida com equilíbrio. “Tem que dar espaço para que, pelas vias diplomáticas, pelo entendimento e pela boa política, haja uma solução para essa questão do tarifaço, que é absolutamente inaceitável e prejudicial para a economia brasileira”, afirmou.

Foto: ROMILDO DE JESUS/ESTADÃO CONTEÚDO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.