sábado, 02 de agosto de 2025
Euro Dólar

35,9% DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PARA OS EUA SERÃO AFETADAS PELO TARIFAÇO, ESTIMA GOVERNO BRASILEIRO

Matheus Souza - 31/07/2025 10:58 - Atualizado 31/07/2025

O governo brasileiro estima que 35,9% de suas exportações para os Estados Unidos, em valores, serão afetadas pela tarifa de 50% imposta pelo governo americano sob os novos termos definidos pela administração de Donald Trump na quarta-feira (30). As informações são da agência britânica Reuters, que ouviu duas fontes familiarizadas com o tema.

Segundo matéria do InfoMoney, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que lidera as negociações com os EUA, deve divulgar os números ainda nesta quinta-feira (31), é o que detalham as fontes, que falaram sob condição de anonimato.

O governo Trump anunciou na quarta que 694 produtos ficarão de fora do tarifaço, que entraria em vigor nesta sexta-feira (1º), mas foi adiado em sete dias. Setores como aeronaves, energia e suco de laranja foram poupadas das taxas mais pesadas.

No anúncio desta quarta, a Casa Branca também deve informar que outras 44,6% das exportações estarão sujeitas à tarifa preexistente de 10% — anunciada por Trump em abril – enquanto os 19,5% restantes se enquadrarão em tarifas que os EUA aplicam globalmente, variando de 25% a 50%, acrescentaram as fontes.

“As negociações continuarão na tentativa de remover os 35,9% (da faixa tarifária mais alta)”, disse uma das fontes. O MDIC americano não respondeu imediatamente a um pedido de comentário feito pela agência britânica.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.