O aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos para produtos brasileiros, que passa a valer nesta sexta-feira (1º), já começa a provocar impactos no mercado interno, com tendência de queda nos preços de alimentos, especialmente carnes e frutas.
O Brasil é um dos principais exportadores de carnes, frutas, café e suco de laranja para os EUA. Com a imposição de tarifas de até 50% sobre as commodities brasileiras, o recuo nas exportações estimula a oferta no mercado doméstico, pressionando os preços para baixo.
Segundo reportagem do jornal O Globo, analistas apontam que a medida já tem reflexos nos valores praticados no atacado nas últimas semanas. “No caso do café, o efeito é o oposto: os preços estão em alta em Nova York e começam a subir por aqui, invertendo uma tendência que já vinha há algumas semanas”, diz o texto.
Entre 24 de junho e 21 de julho, o preço da carne no atacado caiu 7,8%, e o valor da arroba do boi gordo recuou 7,5% no mesmo período.
O pesquisador Thiago Bernardino de Carvalho, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), explica que os frigoríficos dos Estados Unidos reduziram as compras e priorizam agora o mercado interno, o que reforça o movimento de baixa. “De acordo com o especialista, essa queda no atacado deve chegar ao consumidor no mês que vem, mas não arrisca quanto da redução será repassada ao preço final no Brasil”.
Foto: Freepik