Na tarde desta terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou uma cerimônia em alusão ao Dia Municipal da Mulher Negra, ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, todos comemorados na última sexta (25).
A celebração foi promovida pelo Núcleo Interno do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) da Sempre, em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), e teve como objetivo homenagear mulheres negras que, alicerçadas em suas raízes e ancestralidade, transformam diariamente realidades nas unidades da assistência social do município.
O evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre servidoras e servidores da pasta, e contou com falas institucionais, roda de conversa e homenagens às chamadas “Pratas da Casa” – servidoras negras com trajetória destacada de contribuição à assistência social de Salvador.
Durante o evento, seis servidoras da assistência social foram homenageadas como Pratas da Casa: Érica Manoela Santos Dias, Eliane Silva, Eurides Silva de Oliveira Santana, Clarice Barbosa, Silvana dos Santos Souza e Rosana Silva Puridade. Elas receberam certificados e uma lembrança personalizada como forma de reconhecimento.
Encerrando o encontro, uma roda de conversa com três rodadas de perguntas proporcionou diálogo e escuta ativa entre participantes, reafirmando o compromisso da Sempre com o combate ao racismo institucional e a valorização das mulheres negras.
Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS