quinta, 31 de julho de 2025
Euro Dólar

BYD IRONIZA MONTADORAS APÓS CRÍTICAS A INCENTIVO: ‘SE OS DINOSSAUROS ESTÃO GRITANDO, O METEORO ESTÁ FUNCIONANDO’

Bruna Carvalho - 30/07/2025 12:41 - Atualizado 31/07/2025

A montadora chinesa BYD reagiu com ironia à carta enviada por General Motors, Stellantis, Toyota e Volkswagen ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual pedem a redução temporária da alíquota de importação para veículos eletrificados desmontados nos regimes SKD (semidesmontados) e CKD (completamente desmontados).

Atualmente, a alíquota é de 16% para modelos SKD e 18% para CKD, com vigência até 2028. As empresas argumentam que a medida pode gerar a demissão de 5 mil funcionários e impedir a contratação de outros 10 mil, afetando toda a cadeia produtiva.

Em resposta, a BYD classificou as montadoras tradicionais como “dinossauros” e afirmou que os consumidores brasileiros foram “obrigados a pagar caro por tecnologia velha e design preguiçoso”. A montadora destacou que o desconforto da concorrência mostra a eficácia da nova política industrial: “Se os dinossauros estão gritando, o meteoro está funcionando”.

A chinesa ainda provocou ao citar a reação do mercado com sua entrada no país. “Chega uma empresa chinesa que acelera fábrica, baixa preço e coloca carro elétrico na garagem da classe média, e os dinossauros surtam. Não foi por acaso que uma concorrente reduziu o valor de um modelo elétrico em mais de 100 mil reais depois da chegada da BYD. Por que antes custava tanto?”, questionou.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.