quinta, 31 de julho de 2025
Euro Dólar

BAHIA ORIENTA ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA INCLUSÃO DA COMPUTAÇÃO NOS CURRÍCULOS

LUIZA SANTOS - 30/07/2025 17:23

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) aprovou, nesta segunda-feira (28), durante sessão ordinária do Conselho Pleno, a Deliberação que orienta as escolas para a implementação da Computação na Educação Básica, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Educação Digital (PNED). Com isso, a Bahia se posiciona entre os primeiros estados a avançar na construção de diretrizes educacionais voltadas à cultura digital, pensamento computacional e uso ético das tecnologias.

O Conselho estabelece que, a partir de 2026, todas as escolas do sistema de ensino do Estado da Bahia – públicas e privadas – deverão incorporar a Computação aos seus currículos. Ele orienta as instituições a iniciarem, em 2025, o processo de reorganização curricular como etapas fundamentais para a implementação, prevendo também a formação de professores e o fortalecimento das práticas pedagógicas interdisciplinares.

Para o presidente do CEE-BA, Roberto Gondim Pires, trata-se de um avanço estratégico. “A deliberação orienta as instituições de ensino a se organizarem desde já para um dos maiores desafios educacionais do século XXI. Formar estudantes preparados para o mundo digital é uma exigência do presente e um compromisso com o futuro. Esse passo garante um currículo mais conectado com esses desafios”.

O CEE-BA incentiva, ainda, o debate crítico sobre o avanço da inteligência artificial, a privacidade de dados, o viés algorítmico e equilíbrio no uso de telas. Desta forma, o conselheiro Nildon Pitombo reforça que a Computação não se resume ao ensino técnico, pois “trata-se de uma abordagem crítica, que inclui debates sobre inteligência artificial, segurança digital e o papel das tecnologias na formação cidadã. É a educação digital com responsabilidade social. A Bahia cumpre seu papel de liderança ao garantir que nossas escolas estejam preparadas para formar estudantes críticos, conscientes e protagonistas no mundo digital”.

Embora não se trate de uma regulamentação definitiva, a deliberação sinaliza o início do processo de adaptação curricular das escolas públicas e privadas do sistema. A Resolução Normativa com as diretrizes específicas da Bahia será publicada em breve, com previsão de início de implementação do novo componente a partir de 2026.

Foto: Editora Abril

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.