terça, 29 de julho de 2025
Euro Dólar

JERÔNIMO DIZ QUE MUDANÇAS NA SEAP FORAM ‘ESTRATÉGICAS’ PARA EVITAR INTERFERÊNCIAS

Bruna Carvalho - 29/07/2025 07:18

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) justificou, nesta segunda-feira (28), que as recentes alterações na cúpula da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) foram feitas de forma “estratégica”, com o objetivo de preservar a isenção e a eficácia nas decisões da pasta.

“Ou a gente muda de um lugar para outro ou a gente troca as pessoas. É assim, inclusive, nos comandos das polícias. Quando um comandante ou um coronel está há muito tempo naquela posição, há um revezamento para que não haja uma aproximação que atrapalhe a tomada de decisões”, explicou o governador em entrevista ao programa Boa Noite Bahia, da Rádio Bahia FM.

As declarações se referem às exonerações publicadas no Diário Oficial do Estado no sábado (27). Luciano Teixeira Viana deixou a Superintendência de Gestão Prisional e foi substituído por Luiz Cláudio Santos da Silva, ex-diretor da Cadeia Pública de Salvador. Já Alan Vitor da Silva Santos, que ocupava a Diretoria de Superintendência, foi substituído por Archimedes Benício Leite Neto, que estava à frente do Conjunto Penal de Juazeiro.

Durante a entrevista, Jerônimo também comentou sobre a permanência da Força Nacional no extremo-sul do estado.

“Não teve imposição. Tanto eu, quanto José Castro [secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização] e Marcelo Werner [secretário de Segurança Pública], tivemos em Brasília, pactuamos isso, pedimos um reforço pela condição do conhecimento, da experiência. E, agora, pedimos a prorrogação”, afirmou.

O governador ainda adiantou que novidades na área da segurança devem ser anunciadas em breve. “Nós teremos novidades já, já sobre profissionais na área da Segurança Pública e presídios”.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.