Foi publicada nesta segunda-feira (29) a licitação de uma grande obra de urbanização integrada no bairro de Pau da Lima, em Salvador. A iniciativa do Governo do Estado, com financiamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), prevê um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões e promete transformar a realidade da comunidade com melhorias em infraestrutura, saneamento básico e segurança geotécnica.
As intervenções incluem principalmente a contenção de encostas, medida essencial para garantir a segurança de centenas de famílias que vivem em áreas de risco. Segundo Tanísia Vieira de Jesus, arquiteta da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o projeto foi adaptado a partir de um estudo da Secretaria de Infraestrutura Hídrica. “Trata-se de uma área de ocupação informal e com grandes riscos de deslizamento de encostas, além da ausência de serviços essenciais como rede de água e esgoto. A proposta alia urbanização ao saneamento básico e, onde for possível, à criação de áreas de lazer. Quase metade do investimento será destinada à contenção de encostas, o problema mais grave da região”, explicou.
A licitação será realizada em formato semi-integrado, o que significa que a empresa vencedora será responsável pela elaboração dos projetos executivos e pela execução da obra. O edital prioriza propostas que adotem soluções inovadoras, sustentáveis e com uso do sistema BIM (Modelagem da Informação da Construção), além de avaliar custo-benefício e qualidade técnica.
O prazo para recebimento das propostas vai até o dia 9 de setembro. As obras estão previstas para ocorrer em uma área de 465.828,19 m², com execução estimada em 28 meses após a assinatura da ordem de serviço.
O projeto contempla diversas ações para melhoria da qualidade de vida da população local, como:
Requalificação e ampliação de vias com implantação de acessibilidade;
Construção e reestruturação de escadarias;
Implantação de redes de esgoto e distribuição de água;
Sistemas de macro e microdrenagem;
Estabilização de encostas com risco de deslizamento;
Implantação de equipamentos públicos e comunitários;
Investimento de cerca de R$ 2,5 milhões em regularização fundiária.
A intervenção em Pau da Lima é apenas a primeira etapa de um plano mais amplo para a região do Alto de Pituaçu, que abrange ainda bairros como Jardim Cajazeiras, Sussuarana Nova, Sussuarana Velha e parte de São Marcos. As ações integram o Programa Periferia Viva, do Ministério das Cidades, e devem somar cerca de R\$ 200 milhões em investimentos. Os projetos para essas outras áreas já foram submetidos e aguardam aprovação da Caixa Econômica Federal para abertura de novas licitações.
Com esse conjunto de ações, o governo pretende não apenas melhorar a infraestrutura urbana, mas também reduzir desigualdades e garantir mais dignidade e segurança às comunidades da capital baiana.
Foto: Conder