O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (27) um novo acordo comercial com a União Europeia. A alíquota aplicada a produtos do bloco passará a ser de 15%, abaixo dos 30% estipulados anteriormente.
“O acordo com a União Europeia é o maior já feito”, afirmou Trump.
A nova tarifa abrange automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos. Aço e alumínio, no entanto, seguem com sobretaxa de 50%.
O anúncio foi feito após uma reunião entre Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia. Segundo o presidente norte-americano, o bloco se comprometeu a investir US$ 600 bilhões nos Estados Unidos e a firmar contratos de compra de energia e equipamentos militares do país.
“O acordo de hoje cria certeza em tempos incertos, proporciona estabilidade e previsibilidade”, declarou von der Leyen.
O acordo ainda prevê tarifa zero para produtos estratégicos como aeronaves, peças, determinados químicos e medicamentos genéricos. Bebidas alcoólicas ficaram fora do entendimento.
O anúncio ocorre às vésperas do prazo final para a entrada em vigor das novas tarifas dos EUA, marcado para 1º de agosto. Trump reafirmou que “as novas taxas não serão adiadas”. Produtos brasileiros continuarão sujeitos à tarifa de 50%.
Nas últimas semanas, o governo norte-americano também fechou acordos comerciais com Reino Unido, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Japão — este último considerado o mais relevante.
Foto: Reprodução/Instagram