segunda, 28 de julho de 2025
Euro Dólar

LULA DIZ QUE BRASIL PODE SER UM PAÍS IMBATÍVEL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA: ‘AQUILO QUE PARECIA UM SONHO DISTANTE VIROU REALIDADE’

LUIZA SANTOS - 28/07/2025 18:58

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira, 28 de julho, da inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O empreendimento, com investimento de R$ 7 bilhões, integra o maior complexo de geração de energia a gás natural da América Latina, com 3 gigawatts (GW) de capacidade instalada. A planta foi selecionada como projeto estratégico do Novo PAC e representa um avanço importante rumo à transição energética do país.

“Aquilo que parecia um sonho distante virou realidade. E isso só acontece quando a gente acredita que é possível fazer. Em se tratando de transição energética, o Brasil pode ser um país imbatível”, disse Lula.

Com capacidade para abastecer até 8 milhões de residências, a GNA II responde por cerca de 10% da geração de energia a gás natural da matriz elétrica nacional. A usina opera em ciclo combinado, modelo de alta eficiência que permite gerar energia com menor consumo de combustível e redução nas emissões de carbono. Projetada para operar com até 50% de hidrogênio em substituição ao gás natural, a GNA II sinaliza uma transição energética gradual e segura. O uso de água do mar na operação também contribui para a preservação de recursos hídricos.

Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou o potencial do Brasil para liderar o processo de transição energética global. “Acreditem, em se tratando de transição energética, o Brasil pode ser um país imbatível”, afirmou. Ao relembrar uma visita feita ao local em 2012, Lula disse ter se surpreendido com a dimensão do projeto: “Aquilo que parecia um sonho distante virou realidade. E isso só acontece quando a gente acredita que é possível fazer”, ressaltou.

Lula destacou ainda a importância da confiança dos investidores privados no país. “É de se perguntar por que as coisas estão acontecendo. As coisas só acontecem quando você começa a acreditar que é possível. Eu não conheço nenhum investidor estrangeiro que vai investir em um país que ele não acredite”, frisou.

Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.